UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: BRUNO MENESES RODRIGUES
26/11/2018 15:11

DISCENTE: BRUNO MENESES RODRIGUES
DATA: 12/12/2018
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: INTERFACES INTERATIVAS NOS PROCESSOS COMUNICACIONAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM QUÍMICA
PALAVRAS-CHAVES: Interação e interatividade. Interfaces interativas. Ensino-aprendizagem na EaD. Ensino de Química
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

Na cibercultura, as práticas educativas encontram na internet e na web 2.0 um espaço profícuo para produzir e compartilhar informações e conteúdos. A unidirecionalidade conferida às mídias de massa, sede lugar para a multidirecionalidade em rede, reconfigurando a lógica do sistema de comunicação. Na Educação a Distância (EaD), as múltiplas interfaces interativas disponíveis na rede, a exemplo de e-mail, fórum, chat, whatsapp e ambiente virtual de aprendizagem (AVA), propiciam a interação e interatividade dos sujeitos, condições fundamentais para um processo comunicacional dialógico com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Nesta perspectiva, este estudo tem como objetivo geral: investigar como o uso de interfaces interativas por professores, tutores e alunos do curso de Química EaD pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. O referencial teórico é apoiado principalmente nos estudos de Primo (2005, 2011), no que tange as interações mútua e reativa, Silva (2010, 2012), sobre interatividade e seus binômios: participação-intervenção, bidirecionalidade-hibridação e potencialidade-permutabilidade, Mattar (2012) que discute os tipos de interações entre os sujeitos, Leite (2011, 2015) e Vasconcelos (2015, 2017) sobre uso pedagógico das interfaces interativas, entre outros. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário e entrevista, além da consulta ao projeto pedagógico do curso e outros documentos. Os resultados evidenciam que: o projeto pedagógico dá pouca ênfase às interações que podem ser estabelecidas entre os sujeitos com uso das TIC, porém, os planejamentos das disciplinas sugerem o uso de diferentes interfaces; AVA e whatsapp se destacam como interfaces mais utilizadas no curso, sendo este último, característico de aprendizagem com mobilidade ubíqua; são poucas as interfaces incorporadas ao ambiente virtual e com utilização limitada; há indícios de que ocorre interação mútua entre os sujeitos e de relações fundamentadas nos binômios da interatividade; as relações estabelecidas entre professores, tutores e alunos vão ao encontro do que se espera para essa modalidade de educação, pois reconhecem a necessidade de contemplar a cibercultura no processo de ensino-aprendizagem.

Presidente - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Interno - 487.838.700-91 - SUZI SAMÁ PINTO