UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYANE FRANCIELY CONCEIÇÃO SANTOS
26/11/2018 08:42

DISCENTE: DAYANE FRANCIELY CONCEIÇÃO SANTOS
DATA: 12/12/2018
LOCAL: A definir
TÍTULO: OFERTA DE POLIFENÓIS E QUALIDADE DOS CARDÁPIOS EM RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Estudantes; Restaurantes Universitários; Planejamento de Cardápio; Polifenóis.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos
SUBÁREA: Ciência de Alimentos
ESPECIALIDADE: Valor Nutritivo de Alimentos

A alimentação fora de casa é um dos fatores que podem comprometer a alimentação de universitários, geralmente composta por alimentos de baixo valor nutricional e alto valor calórico. Esse hábito adquirido na juventude pode-se alongar até a idade adulta, resultando em prejuízos à saúde. Por isso, se torna necessária a promoção da alimentação saudável e da saúde no âmbito universitário. Estas ações podem ser desenvolvidas pelos Restaurantes Universitários, durante o planejamento dos cardápios ofertados, os quais precisam ser nutritivos, diversificados, culturalmente aceitos e funcionais, com oferta diária de compostos bioativos, que demonstram benefícios adicionais para saúde, a exemplo dos polifenóis. Dessa forma, o objetivo desse estudo é analisar oferta de polifenóis e a qualidade de cardápios planejados para Restaurantes Universitários de Sergipe. A avaliação qualitativa dos cardápios será realizada segundo o método de Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio, proposto por Veiros e Proença, 2003. A estimativa da oferta de polifenóis será realizada a partir do banco de dados Phenol-Explorer, versão 3.6, 2015. A presença de alimentos regionais no planejamento dos cardápios será avaliada considerando a publicação “Alimentos Regionais Brasileiros”, do Ministério da Saúde, publicado em 2015. A aceitação do cardápio será avaliada a partir da satisfação dos usuários por meio de questionário e por análise do resto-ingestão. Para avaliar estado nutricional dos usuários, será realizada a aferição de peso, altura e circunferência da cintura. Os dados coletados serão tabulados através do Microsoft Excel 2013. Será realizada análise estatística descritiva, estimando os valores médios e desvio padrão, assim como a frequência relativa para alguns dados.

Presidente - 1683778 - ELMA REGINA SILVA DE ANDRADE WARTHA
Interno - 1819141 - KIRIAQUE BARRA FERREIRA BARBOSA
Externo ao Programa - 2132993 - BARBARA MELO SANTOS DO NASCIMENTO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10