Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA DA CONCEICAO ANDRADE
22/11/2018 07:25
Esta pesquisa busca compreender quais são e como são construídos os saberes dosprofissionais que atuam como docentes no Instituto Federal de Educação, Ciência eTecnologia de Sergipe para o uso das Tecnologias Digitais e Informação e Comunicação(TDIC) a partir do uso da plataforma Google For Education. Trata-se de umainvestigação qualitativa, de caráter exploratório e que utiliza o estudo de caso comoestratégia metodológica. A pesquisa está fundamentada nos conceitos de SaberesDocentes, Formação Docente, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação(TDIC) e Ensino Híbrido. O cenário é o Instituto Federal de Educação, Ciência eTecnologia de Sergipe – Campus Tobias Barreto. A amostra é composta por doisprofessores selecionados de maneira intencional e não probabilística, além de umrepresentante da gestão institucional. Utilizam-se as seguintes fontes de evidências:observação presencial e on-line, documentos institucionais e entrevistas. A análise dasfontes resulta em três categorias: concepções sobre TDIC, saberes docentes para o usodas TDIC e desafios frente às TDIC. Os resultados demonstram que os professorescompreendem as TDIC como ferramentas de apoio ao ensino. A plataforma Google ForEducation é entendida como um repositório dos conteúdos discutidos em sala de aula.Quantos aos saberes docentes para o uso das TDIC, estes são construídos na formaçãocontinuada, oferecida pela instituição e na experiência adquirida com as práticas emsala de aula. Os saberes utilizados pelos professores são operacionais, voltados para ofuncionamento da plataforma. Mesmo assim, os professores começam a perceber opotencial pedagógico, empregando como espaço de mediação e interação entre osalunos ou como apoio no processo avaliativo.
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