UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Abril de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA DA CONCEICAO ANDRADE
22/11/2018 07:25


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLA DA CONCEICAO ANDRADE
DATA: 12/12/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala do LABORATÓRIO DO UCA (DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO)
TÍTULO: SABERES DOCENTES E TECNOLOGIAS DIGITAIS: O CASO DA PLATAFORMA GOOGLE FOR EDUCATION NO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Saberes Docentes. Plataforma Google For Education. Formação de Professores.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa busca compreender quais são e como são construídos os saberes dosprofissionais que atuam como docentes no Instituto Federal de Educação, Ciência eTecnologia de Sergipe para o uso das Tecnologias Digitais e Informação e Comunicação(TDIC) a partir do uso da plataforma Google For Education. Trata-se de umainvestigação qualitativa, de caráter exploratório e que utiliza o estudo de caso comoestratégia metodológica. A pesquisa está fundamentada nos conceitos de SaberesDocentes, Formação Docente, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação(TDIC) e Ensino Híbrido. O cenário é o Instituto Federal de Educação, Ciência eTecnologia de Sergipe – Campus Tobias Barreto. A amostra é composta por doisprofessores selecionados de maneira intencional e não probabilística, além de umrepresentante da gestão institucional. Utilizam-se as seguintes fontes de evidências:observação presencial e on-line, documentos institucionais e entrevistas. A análise dasfontes resulta em três categorias: concepções sobre TDIC, saberes docentes para o usodas TDIC e desafios frente às TDIC. Os resultados demonstram que os professorescompreendem as TDIC como ferramentas de apoio ao ensino. A plataforma Google ForEducation é entendida como um repositório dos conteúdos discutidos em sala de aula.Quantos aos saberes docentes para o uso das TDIC, estes são construídos na formaçãocontinuada, oferecida pela instituição e na experiência adquirida com as práticas emsala de aula. Os saberes utilizados pelos professores são operacionais, voltados para ofuncionamento da plataforma. Mesmo assim, os professores começam a perceber opotencial pedagógico, empregando como espaço de mediação e interação entre osalunos ou como apoio no processo avaliativo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Externo ao Programa - 2184482 - LILIAN CRISTINA MONTEIRO FRANCA
Externo à Instituição - RONALDO NUNES LINHARES
Interno - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19100-31f4b06bdf