UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINE DE ALENCAR BARBOSA
21/11/2018 19:38

DISCENTE: CAROLINE DE ALENCAR BARBOSA
DATA: 30/11/2018
LOCAL: Sala do NEPHEN, didática II, ao lado do Auditório
TÍTULO: A TERCEIRA ONDA: HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E O FASCISMO NA CUBBERLEY SENIOR HIGH SCHOOL (1967)
PALAVRAS-CHAVES: Fascismo, A Onda, The Third Wave, High School, História

A presente pesquisa em desenvolvimento na linha História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe tem o objetivo central de analisar aspectos do ensino do fascismo em sala de aula e suas possíveis ressonâncias no ambiente escolar a partir do caso The Third Wave (A Terceira Onda). A pesquisa usará como fontes privilegiadas o periódico estudantil The Catamount. Entendemos o jornal estudantil enquanto elemento formativo, além de ferramenta que demonstra as vivências educativas com o olhar discente e suas impressões em torno de experiências pedagógicas. A Terceira Onda consistiu em um experimento realizado com alunos dos segundo, terceiro e sexto períodos da disciplina de História do Mundo Contemporâneo, ministrada pelo professor Ron Jones (1941-) na Cubberley Senior High School, localizada em Palo Alto, Califórnia, no ano de 1967. Através deste experimento, Jones pretendeu mostrar aos alunos a capacidade de persuasão de um grande líder ao educar as massas para a disciplina, seguimento de uma ideologia e a obediência. Dessa forma, a proposta visava demonstrar de que maneira o Partido Nazista, liderado por Adolf Hitler (1889-1945) conseguiu mobilizar a população durante os anos de governo do Terceiro Reich (1933-1945), no contexto da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ou seja, provocar nos discentres a compreensão de como alunos, por exemplo, que viveram na Alemanha nazista se tornaram parte integrante da juventude hitleriana. O caso já foi abordado em duas produções fílmicas, uma produzida pelos Estados Unidos (1981) e outra de origem alemã (2008). Aqui, cabe ressaltar que o objetivo da presente pesquisa não é estudar as películas, mas analisar a experiência de Palo Alto. Para tanto, nesta pesquisa são de suma importância conhecimentos em torno de temáticas como fascismo, Segunda Guerra Mundial, nazismo e Educação. Concluímos que a investigação contribuirá para o entendimento sobre como o ambiente escolar e as práticas pedagógicas fornecem subsídios à formação cidadã. O educador então, apresenta-se como mediador, no sentido de orientar os discentes para o respeito e a tolerância, além de aprimorar os seus conhecimentos técnicos, críticos e do mundo.

Presidente - 2332689 - DILTON CANDIDO SANTOS MAYNARD
Interno - 8426714 - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA