Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXSANDRO VIEIRA PESSOA
20/11/2018 07:19
A educação domiciliar ou homeschooling, enquanto modalidade educacional, tem crescido em notoriedade no Brasil, sendo considerada como legítima alternativa para um número cada vez maior de famílias. O presente trabalho propõe-se a analisar as opções pedagógicas que as famílias homeschoolers de Aracaju – SE têm desenvolvido. Para tanto, utiliza-se a pesquisa qualitativa e bibliográfica, com abordagem exploratória, na forma de estudo de caso, sob o pressuposto teórico do pós-estruturalismo. A partir da investigação bibliográfica discute-se, inicialmente, acerca dos referenciais históricos e teórico-pedagógicos que fundamentam o homeschooling. Apresenta-se, num segundo momento, um panorama geral sobre os homeschoolers de Aracaju com base nos resultados de questionários aplicados à amostra inicial de treze famílias, privilegiando, neste interim, uma explanação acerca dos métodos pedagógicos mais utilizados pelas famílias pesquisadas. Após delimitação da amostra inicial utilizando critérios pré-estabelecidos, encaminhou-se a análise mais aprofundada das rotinas e práticas pedagógicas de três famílias em especial, fazendo uso de questionários, entrevistas e de observação sistemática, esta última a ser ainda realizada. Os resultados parciais apontam para a complexidade e relevância da problemática em questão, embora sinalizem eficiência enquanto proposta pedagógica, considerando a experiência vivenciada pelas famílias em estudo. A pesquisa permite ainda estimar o perfil geral das famílias homeschoolers de Aracaju e revela uma heterogeneidade de opções pedagógicas que podem ser incorporadas no processo educacional vivenciado nas casas. Por fim, as discussões suscitadas proporcionam recursos para futuras pesquisas, podendo incrementar o atual debate acerca da legalidade da educação domiciliar no Brasil.
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