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Notícias

Banca de DEFESA: MARCUS EVERSON SANTOS
19/11/2018 08:38


Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCUS EVERSON SANTOS
DATA: 16/01/2019
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: MATEMÁTICA SOCIAL E INSTRUÇÃO PÚBLICA EM CONDORCET
PALAVRAS-CHAVES: Calculo político, matemática social, instrução pública, progresso, história.
PÁGINAS: 180
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente tese tem como objeto de estudo o quadro teórico da Matemática Social em Condorcet e como ele transpôs seu método, por meio de analogias, para o estudo do desenvolvimento da história das sociedades, da política, da economia, da demografia e da educação. Propomo-nos mostrar que mediante seu espirito matemático, Condorcet aplicou o método empírico-matemático para deduzir as ocorrências futuras dos fatos do espírito no decurso da história. Com a Matemática Social, Condorcet expõe que os objetos dessa ciência são “o homem”, suas operações do espírito e as “coisas” que possam ser reduzíveis a uma medida comum do cálc ulo dos valores. A análise empírico- matemática do número de ocorrências e fatos extraídos da história ofereceram a Condorcet a certeza probabilística de que as nações mais avançadas tendiam ser aquelas que mantivessem a educação científica. Assim, dentre as condições necessárias ao progresso da sociedade, a instrução pública obrigatória impõe-se como constante social do aperfeiçoamento do espírito das Luzes. Esforçar-nos-emos, por tornar evidente que seu otimismo acerca dos destinos da humanidade, decorre do caráter matemático com que examina os fatos históricos. Por meio de analogias, Condorcet entendia que quanto maior fosse o número dos indivíduos instruídos maiores as chances de se garantir o progresso das Luzes. Se, dessa forma , o progresso das ciências dependia do alcance da instrução pública a todos os cidadãos, então, sua implementação concorreria de forma imperativa para a ampla reforma da sociedade. A análise particularizada de obras como: Quadro geral da ciência que tem por objeto a aplicação do cálculo às ciências políticas e morais, as Cinco memórias sobre a instrução pública e o Esboço de um quadro histórico sobre os progressos do espírito humano, dentre outros escritos, oferecem a forma pela qual Condorcet acreditava que todos os aspectos da realidade humana podiam ser gerenciados com o apoio da matem&aacut e;tica. Condorcet calculava que como o cr escimento da oferta de instrução pública obrigatória e laica para todos, aumentaria as chances prováveis do continuo movimento do espirito rumo às Luzes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 426619 - EDMILSON MENEZES SANTOS
Interno - 336.439.035-53 - EVA MARIA SIQUEIRA ALVES
Interno - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Externo à Instituição - LUCIANO DA SILVA FAÇANHA
Externo à Instituição - SIDNEY REINALDO DA SILVA

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