Banca de DEFESA: NATHAZIA DE ALMEIDA FONSECA REIS
14/11/2018 16:39
Atentando para o desafio da escola em formar leitores competentes e, sabendo das dificuldades encontradas pelos alunos e por professores no que diz respeito ao estudo de textos em sala de aula, esta dissertação destaca a importância de se trabalhar com o gênero tirinha como suporte para subsidiar o ensino de língua, com foco no desenvolvimento de habilidades de leitura com texto multimodal, por meio do referido gênero, com o fulcro de desenvolver/ampliar a competência leitora dos alunos e o pensamento crítico, bem como estimular o gosto pela leitura, a partir do uso das tiras, como estratégia complementar de ensino de texto. Apesar de ainda haver muito a ser realizado no ensino de língua materna no Brasil, vale ressaltar as ações inovadoras das políticas públicas para o Ensino Fundamental, tais como as mudanças curriculares e os processos de organização do ensino. Dentre essas ações, voltadas para a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura e escrita, destacam-se os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCNs (BRASIL, 1997). Ações que visam atender à crescente exigência de multiletramento no Brasil e dependem de uma escola que forme cidadãos capazes de pensar de modo criativo e de interagir usando diferentes linguagens. Destarte, objetiva-se um processo educacional que permita ao aluno o acesso ao conhecimento, através de um letramento crítico, instrumentalizando-o para compreender discursos de diversas mídias e culturas e envolvê-los na construção dos sentidos. Logo, pensamos em um ensino de texto, dinâmico, que associa linguagem verbal e não-verbal, no qual o aluno é capaz de familiarizar-se com os personagens e estabelecer conexões com o seu dia a dia. A tirinha é considerada a menor célula dentro dos gêneros que englobam as histórias em quadrinhos e é amplamente utilizada em livros didáticos, web sites, educação à distância, entre outros segmentos, por abordarem diversas temáticas, em diversos contextos, históricos e sociais. A estrutura do presente estudo consiste em ler, interpretar e produzir tirinhas em sala de aula, trabalhando suas características, com ênfase na interpretação e produção textuais.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19142-da426f1ea9