Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA INÊS ALVES SANTOS
12/11/2018 07:38
Esta Dissertação pretende investigar e analisar a legislação sobre o ensino de língua inglesa e a sua configuração como disciplina não obrigatória no currículo escolar brasileiro, com a instituição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1961, situação que se manteve durante a lei n.º 5.692, de 1971, que vigorou até 1996. Para atingir tal objetivo, considerando a natureza qualitativa e o caráter documental e histórico desta pesquisa, pretende-se realizar um levantamento da referida legislação, no intuito de identificar e compreender os ideais e princípios que dão sustentação à lei, em suas variadas formas (decretos, pareceres, relatórios, debates parlamentares, etc.), bem como de investigar o contexto histórico de sua elaboração. Para tanto, faremos uso de referencial teórico vinculado à história das disciplinas escolares (CHERVEL, 1990), à cultura escolar (JULIA, 2001) e ao currículo escolar (GOODSON, 1995). Como fontes, são utilizadas a legislação e a historiografia educacional referente ao período.
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