Banca de QUALIFICAÇÃO: TAIALA PATRÍCIA CERQUEIRA
08/11/2018 10:04
O ensino de física tem acontecido de forma bastante desconectada da realidade dos alunos em geral. A falta de conhecimento dos fenômenos térmicos e sua correlação com o cotidiano dificulta a aquisição correta das competências e habilidades na área da Física, bem como a resolução de situações-problemas simples do dia-a-dia. É comum nas escolas o desenvolvimento teórico-matemático destes tópicos tradicionais da grade curricular dos alunos do Ensino Médio. Apresentamos nesse trabalho a proposta de uma sequência didática baseada no Peer Instruction (Instrução pelos Colegas-IpC), associada ao JiTT (Ensino sob Medida-EsM), na qual abordaremos temas de Física Térmica, a saber Termologia e Termometria, em turmas para qual a grade curricular é sugerida. Como referencial teórico nos basearemos na Aprendizagem Sócio Interacionista de Vygotsky por entender que o desenvolvimento humano está vinculado ao contexto cultural no qual o indivíduo está inserido. Para o desenvolvimento das atividades utilizaremos a metodologia ativa de aprendizagem, onde o aluno torna-se responsável pelo processo de aprendizado, sendo não apenas um receptor de informações, e sim, sujeito autônomo e participativo. Dessa forma, os alunos terão acesso e serão estimulados a fazer uso e produção de conteúdos online como vídeo-aulas, experimentos caseiros, textos para discussão, assim como tarefas de leituras e testes conceituais, e tendo todo este material compondo, por fim, o produto final deste trabalho.
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