UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: TAIALA PATRÍCIA CERQUEIRA
08/11/2018 10:04

DISCENTE: TAIALA PATRÍCIA CERQUEIRA
DATA: 08/11/2018
LOCAL: Sala 23
TÍTULO: “CHAPA” QUENTE: ABORDAGEM DIDÁTICA POR PEER INSTRUCTION E JUST IN TIME TEACHER DOS IMPACTOS CAUSADOS NO COTIDIANO PELA INSCIÊNCIA DOS FENÔMENOS TÉRMICOS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, Física Térmica, Calor, Temperatura.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O ensino de física tem acontecido de forma bastante desconectada da realidade dos alunos em geral. A falta de conhecimento dos fenômenos térmicos e sua correlação com o cotidiano dificulta a aquisição correta das competências e habilidades na área da Física, bem como a resolução de situações-problemas simples do dia-a-dia. É comum nas escolas o desenvolvimento teórico-matemático destes tópicos tradicionais da grade curricular dos alunos do Ensino Médio. Apresentamos nesse trabalho a proposta de uma sequência didática baseada no Peer Instruction (Instrução pelos Colegas-IpC), associada ao JiTT (Ensino sob Medida-EsM), na qual abordaremos temas de Física Térmica, a saber Termologia e Termometria, em turmas para qual a grade curricular é sugerida. Como referencial teórico nos basearemos na Aprendizagem Sócio Interacionista de Vygotsky por entender que o desenvolvimento humano está vinculado ao contexto cultural no qual o indivíduo está inserido. Para o desenvolvimento das atividades utilizaremos a metodologia ativa de aprendizagem, onde o aluno torna-se responsável pelo processo de aprendizado, sendo não apenas um receptor de informações, e sim, sujeito autônomo e participativo. Dessa forma, os alunos terão acesso e serão estimulados a fazer uso e produção de conteúdos online como vídeo-aulas, experimentos caseiros, textos para discussão, assim como tarefas de leituras e testes conceituais, e tendo todo este material compondo, por fim, o produto final deste trabalho.

Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Presidente - 1551048 - LAELIA PUMILLA BOTELHO CAMPOS DOS SANTOS
Interno - 1973027 - SERGIO SCARANO JUNIOR

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10