UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: NIVIA MARIA DE VASCONCELLOS COUTO DOREA
18/10/2018 07:47

DISCENTE: NIVIA MARIA DE VASCONCELLOS COUTO DOREA
DATA: 30/10/2018
LOCAL: A definir
TÍTULO: OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE E A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR
PALAVRAS-CHAVES: CURRÍCULO. FORMAÇÃO DOCENTE. FORMAÇÃO PEDAGÓGICA. MAGISTÉRIO SUPERIOR. PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU.

O tema proposto nesta pesquisa privilegia a análise do processo de formação pedagógica dos discentes para atuação no magistério superior, dos cursos de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Sergipe – UFS. Compreendendo a referida formação como um fator importante para valorizar a formação docente do ensino superior e seu processo de reconhecimento como profissão, já que os conhecimentos inerentes à docência são traduzidos em práticas pedagógicas. Para tanto, a pesquisa tem como objetivo investigar como os programas de pós-graduação stricto sensu da UFS, que declaram em seus regimentos o objetivo de formar para o magistério superior, realizam essa formação, bem como, a importância atribuída à formação pedagógica nesse processo. Estabelecemos como critério de seleção os cursos, que explicitamente declaram entre seus objetivos formar profissionais para atuarem no magistério superior para, assim, podermos identificar nos componentes curriculares desses programas, as disciplinas de conteúdo pedagógico e quais as contribuições das mesmas no processo formativo; e identificar outras estratégias e oportunidades oferecidas pelos programas pesquisados para que a formação pedagógica efetivamente aconteça. O método de abordagem é de pesquisa qualitativa, com o recurso metodológico de análise de conteúdo, onde os dados coletados serão oriundos de análise documental e de entrevistas semiestruturadas. Os documentos analisados serão as legislações específicas que tratam dos cursos de pós-graduação stricto sensu no Brasil, e os documentos oficiais dos programas de pós-graduação stricto sensu da UFS, tais como: Resolução nº 25/2014/CONEPE que estabelece as normas para criação, coordenação, organização e funcionamento dos cursos de pós-graduação da UFS; regimentos dos programas; estruturas curriculares; e ementas e planos de ensino das disciplinas. As entrevistas serão realizadas com os coordenadores dos programas e com os docentes que ministram as disciplinas de conteúdo pedagógico, com a intenção de tornar claro o processo de formação e as atividades desenvolvidas nas disciplinas pedagógicas, caso hajam. A trama conceitual é fundamentada através de quatro eixos principais: políticas públicas de p&oacut e;s-graduação stricto sensu, docência no ensino superior, formação pedagógica e organização curricular para formação docente. Embora mais da metade dos programas da UFS contemplem em seus objetivos a formação para o magistério superior, 63% destes não possuem disciplinas, nem atividades obrigatórias na integralização dos estudos como condição para titulação de seus discentes, o que nos leva a questionar qual a concepção de formação docente para esses programas, e de que forma ela é efetivamente realizada pelos mesmos.

Interno - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI