Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYARA LUSTOSA SILVA PESSOA
15/10/2018 16:59
A prática conhecida como educação domiciliar ou homeschooling tem se evidenciado na cena pública brasileira. O tema suscita fortes implicações para o debate educacional, aparecendo como solução para alguns ou como preocupação para outros, ao passo que questiona a efetividade da instituição escolar e fomenta a discussão sobre as políticas educacionais públicas. Em vista disso, este estudo tem como objetivo analisar a trajetória sócio-histórica e as formas de organização do movimento em prol desta modalidade no Brasil, a partir de 1990. Dada a natureza do objeto, adotou-se a pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com base nos pressupostos teóricos do materialismo histórico dialético, considerando-se as particularidades da educação domiciliar no Brasil partindo do contexto macro das políticas educacionais brasileiras. Nesse sentido, serão utilizadas diferentes fontes de informação: a) pesquisa bibliográfica, como base principal; b) análise documental, como fonte complementar e c) pesquisa empírica junto à Associação Nacional de Educação Domiciliar (ANED), utilizando entrevista semiestruturada. A aproximação com a ANED será privilegiada tendo em vista ser esta a principal entidade representativa do movimento no país e se dará com a finalidade de conhecer a história, características organizativas, objetivos e estratégias da associação. Os resultados preliminares revelam profícua discussão e apontam para um movimento de caráter internacional que possui história, projeto coletivo e força organizatória que não apresenta indícios de arrefecimento, em que pesem as atuais condições legais que lhe são desfavoráveis.
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