UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: JULIANA DE SOUSA SILVA
18/09/2018 16:06

DISCENTE: JULIANA DE SOUSA SILVA
DATA: 05/10/2018
LOCAL: Sala 10 do didática 6- UFS São Cristovão
TÍTULO: EFEITO DO EXTRATO AQUOSO DA Tinospora cordifolia NA REVERSÃO DAS ALTERAÇÕES HEPÁTICAS EM INDIVÍDUOS COM ALCOOLISMO CRÔNICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E META- ANÁLISE
PALAVRAS-CHAVES: Alcoolismo. Tinospora cordifólia. Marcadores hepáticos.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

Tinospora Cordifolia é uma planta, mais conhecida na medicina indiana, que apresentacomponentes fitoquímicos eficazes na terapêutica de diversas doenças. Objetivo: Esteestudo verificou o efeito do extrato de Tinospora Cordifólia em diminuir os impactos doálcool nas enzimas específicas relacionadas ao dano do álcool em indivíduos alcoolistascrônicos. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão sistemática de estudos clínicos,quase experimentais. Um protocolo foi elaborado e registrado no PROSPERO e seguiu asrecomendações PRISMA e Cochrane. Foram utilizadas como fontes de estudo primárias asbases de dados eletrônicas LILACS, PubMed, SciELO, Scopus, Web of Science e Embase.Foi incluída a busca da “literatura cinzenta” para evitar viés de seleção e publicação. Foifeito também a busca manual por meio de uma análise sistematizada das referências dosartigos elegíveis. A qualidade metodológica e o risco de viés dos estudos foram avaliadospela ferramenta “Joanna Briggs Institute Critical Appraisal Tools for Systematic Reviews”.A análise estatística foi realizada por meio do método Mantel-Haenszel com intervalo deconfiança de 95% e do teste I-square (I2). Resultados: A busca resultou em 1304 registros,dos quais apenas cinco preencheram os critérios de inclusão. Os estudos foram publicadosentre 2015 e 2016, todos na Índia e avaliaram os efeitos da Tinospora cordifolia quanto àmelhora de biomarcadores hepáticos. Todos os estudos incluídos apresentaram baixo riscode viés. Os resultados da meta-análise evidenciaram que a utilização da Tinosporacordifólia colaborou para a redução dos seguintes parâmetros avaliados: GGT (D0 – 5.86;D14 – 2.16), MVC (D0 – 13.98; D14 – 5.25), AST (D0 – 16.35; D14 – 4.44), ALT (D0 -8.58; D141 – 1.78). Conclusão: Os resultados sugerem que o uso da Tinospora cordifóliacontribui para a melhoria dos níveis hepáticos de GGT, MVC, AST e ALT. No entanto,após 14 dias, os níveis não se equiparam aos níveis observados em pessoas não alcoolistas,sugerindo que a sua utilização como adjuvante é mais apropriada.

Externo ao Programa - 2926720 - CARLA PATRICIA HERNANDEZ ALVES RIBEIRO CESAR
Interno - 2127825 - CARLOS EDUARDO PALANCH REPEKE