UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: DINA VIEIRA DE MATOS
05/09/2018 10:25

DISCENTE: DINA VIEIRA DE MATOS
DATA: 20/09/2018
LOCAL: Auditório do Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA)
TÍTULO: O ecossistema empreendedor da Universidade Federal de Sergipe a partir de seus elementos internos e das estruturas de suporte à inovação
PALAVRAS-CHAVES: Ecossistema empreendedor; Propriedade intelectual; Universidades empreendedoras
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A dinâmica da relação entre Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) nas universidades permeia pelo conceito de ecossistema empreendedor, onde desempenham papel fundamental tanto na produção do conhecimento quanto no compartilhamento de informações e inovações, produções científicas e tecnológicas. Esta postura ativa das universidades empreendedoras contribui para o desenvolvimento econômico e social da região na qual está inserida e, consequentemente, fortalece o seu sistema de inovação. Neste contexto, é importante conhecer e entender os mecanismos da proteção dos conhecimentos gerados nestas interações. Este estudo teve o objetivo de analisar como os atores internos e as estruturas de suporte favorecem o empreendedorismo, a inovação e a propriedade intelectual no ecossistema empreendedor da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A pesquisa se classificou como exploratório-descritiva, utilizando abordagens quantitativa e qualitativa, com estudo de caso único, a UFS. Os dados foram coletados por meio de análises de documentos e publicações sobre os agentes internos do ecossistema empreendedor da instituição, a exemplo do SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas), INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), relatórios da CINTTEC (Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia), dentre outros. Também foram feitas entrevistas pontuais com elementos e estruturas de suporte à inovação do ecossistema empreendedor da universidade, utilizando-se roteiro semiestruturado. Os resultados mostraram que o ecossistema empreendedor da UFS existe e que os seus elementos internos do interagem tanto com a comunidade interna quanto com a externa e que a universidade fomenta o empreendedorismo e a inovação, ainda que de maneira desconexa e sem práticas sistêmicas, sendo necessária uma mudança de mentalidade. Percebeu-se, também, que a UFS está iniciando o caminho como universidade empreendedora. Destaca-se a tendência em proteger o conhecimento gerado na academia, onde a criação e consolidação da CINTTEC propiciou maior proteção dos ativos de propriedade intelectual gerados na universidade, em especial patentes e softwares, e que os grupos de pesquisa, bem como os projetos que tratam de inovação, são, em sua maioria, das áreas de ciências exatas e tecnologia e de sociais aplicadas.

Presidente - 2573323 - ANA KARLA DE SOUZA ABUD
Interno - 2468009 - ANTONIO MARTINS DE OLIVEIRA JUNIOR