UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ AFFONSO TAVARES SILVA
24/08/2018 14:14

DISCENTE: JOSÉ AFFONSO TAVARES SILVA
DATA: 31/08/2018
LOCAL: A Confirmar
TÍTULO: A LUDOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS E SURDAS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Matemática Inclusiva. Educação de Surdos. Lúdico. Prática docente.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

A presente dissertação apresenta discussões em torno de três áreas – Ludicidade, Educação Matemática e Educação de Surdos. O objetivo geral desta pesquisa é analisar possíveis implicações do uso de atividades lúdicas no ensino de Matemática para estudantes surdos e surdas inclusos/as em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola Estadual de Aracaju – SE. A disciplina de Matemática, considerada uma das mais importantes para o desenvolvimento social e estudantil do sujeito, passou por mudanças significativas em seu ensino, principalmente com a inclusão de estudantes surdos e surdas no contexto da sala de aula, no qual, fez o professor repensar no como e para quem ensinar. Nessa conjuntura, partindo pelo viés da pesquisa de abordagem qualitativa, foi realizado um estudo caso em instituição considerada com o maior quantitativo de surdos(as) inclusos(as) no estado de Sergipe. Entre os instrumentos de coleta de dados foram realizados: questionário, observação, entrevista e aplicação de atividades lúdicas em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental. Para dar subsídios teóricos a pesquisa embasou-se nos seguintes referenciais: Lorenzato (2012); Kishimoto (2010), no qual discutem sobre jogos. Goldfeld (2003) e Quadros (1997) explanam sobre a educação de surdos(as); Chaves (2011) e Odete Fernando (2015) explanam sobre jogos no ensino de Matemática para surdos(as). Os resultados parciais indicam que duas, das três professoras que ensinam Matemática a tais alunos(as) não concordam com a perspectiva da educação inclusiva, um dos fatores diz respeito a falta de uma política educacional consistente, garantido a oferta de profissionais qualificados e materiais didático-pedagógicos adequados as singularidades discentes.

Presidente - 1545817 - MARIA BATISTA LIMA
Interno - 1708198 - JOAO PAULO ATTIE
Externo ao Programa - 2049228 - RITA DE CACIA SANTOS SOUZA
Externo à Instituição - RITA DE CASSIA PISTOIA MARIANI