UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: GILMARA DE SOUZA NETO
21/08/2018 12:55

DISCENTE: GILMARA DE SOUZA NETO
DATA: 30/08/2018
LOCAL: DIDÁTICA 3, SALA 13 - CAMPUS DE SÃO CRISTÓVÃO
TÍTULO: RIO DO SAL: DA MONTANTE À JUSANTE MEU CORAÇÃO BATE POR TI
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental - Percepção - Práticas Pedagógicas
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente

A degradação ambiental tem tomado grandes proporções ao longo da história em função do modelo civilizatório incorporado por grande parte da humanidade. Diante das graves consequências das crises ambientais, solicita-se um olhar profundo e preocupado com o meio ambiente e o social (pensando as ações locais para a mudança global). Isso posto, este estudo busca analisar a percepção socioambiental dos estudantes do PEMI em torno do Rio do Sal, apontando para o conhecimento socioambiental da Comunidade do Coqueiral.Para tanto, a partir da disciplina eletiva como parte do currículo diversificado coube a proposta de ampliação da discussão em torno da Educação Ambiental e junto com os estudantes, os professores e o grupo do PIBID, revelou-se como terreno fecundo para pensar na educação ambiental calcada em questões culturais, sociais, dialéticas e dialógicas, na medida em que fornece pistas para averiguar a percepção ambiental. A fim de alcançar o objetivo deste estudo, dois eixos são contemplados; um teórico, calcado na revisão de literatura e outro prático, corporificado na elaboração de um produto pedagógico.Com isso, espera-se examinar e levantar um diagnóstico preciso sobre quais meios podem ser utilizados para que os estudantes possam identificar o complexo geomorfológico e estabelecer uma relação entre os ambientes e a comunidade, quais aportes teóricos gerais e específicos podem fornecer suporte para esclarecer as questões socioambientais da região em análise, quais métodos e procedimentos pedagógicos podem ser utilizados de modo a contribuir com a percepção ambiental dos estudantes e quais estratégias utilizar para elaboração deste produto pedagógico proposto. Assim, no percorrer desta pesquisa, apresentam-se as dinâmicas geoambientais do complexo geomorfológico da área em estudo e, ao passo disto, propõe-se ênfase aos métodos e procedimentos pedagógicos para os saberes relacionados às questões socioambientais locais e globais. Para assentar o alicerce teórico deste estudo, num primeiro momento, oferecem-se noções sobre territorialidade, complexo geomorfológico, crise hídrica, teoria dialética, educação ambiental, dentre outros e, num segundo momento, concentra-se atenção para o exercício de análise que se ocupa em discutir as práticas pedagógicas aplicadas e contextualizadas junto aos estudantes do Programa do Ensino Médio Integral (PEMI), tal como ao diagnóstico da percepção destes estudantes. Sob a égide do que se discute, a pesquisa ergue o debate sobre o professor como formador de opinião, atuando no campo da percepção, bem como a educação ambiental e entraves para a construção de uma sociedade sustentável (numa discussão dialética e dialógica). Dada a premissa, revela-se aqui que a crise ambiental é uma herança social, cultural e política, funcionando como um termômetro para compreender as questões ambientais. O estudo evidenciou a crise e percepção ambiental não somente como uma reflexão sobre o próprio ambiente, crise de recursos ou de gestão, mas como uma crise do saber e social; é enraizada no solo cultural e encontra na educação um caminho oportuno para resoluções e ampliação do saber. Com a necessidade de se pensar neste cenário, pede-se uma abordagem dialética, interdisciplinar e dialógica. Isto é, uma reforma de pensamento que abra espaço para um sujeito protagonista, uma educação transformadora e emancipatória, atuantes na realidade encaminhando-se para o ideal da sustentabilidade e do Bem Viver.

Presidente - 982973 - GENESIO JOSE DOS SANTOS
Interno - 2191803 - FLORISVALDO SILVA ROCHA
Interno - 2844611 - ANÉZIA MARIA FONSÊCA BARBOSA
Externo ao Programa - 426626 - HELIO MARIO DE ARAUJO