UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 24 de Outubro de 2020


Notícias

Banca de DEFESA: MARILIA DOS SANTOS BEZERRA
20/08/2018 08:41


Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARILIA DOS SANTOS BEZERRA
DATA: 30/08/2018
HORA: 08:30
LOCAL: sala de informática do Departamento de Farmácia (DFA)
TÍTULO: “DESENVOLVIMENTO, CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E AVALIAÇÃO DO EFEITO BIOLÓGICO DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS CONTENDO NARINGENINA, UM FLAVONÓIDE OBTIDO DA CITRUS SP.”
PALAVRAS-CHAVES: Flavanona, ciclodextrinas, lipossomas, filmes bioativos, dor orofacial.
PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

A naringenina (NAR) (4 ', 5,7-triidroxiflavanona) é um flavonóide da classe química dasflavanonas, que tem demonstrado potenciais efeitos antioxidante, antitumoral, hepatoprotetor,antinociceptivo,anti-inflamatório, antihiperglicêmico, antihiperlipidêmico, cardiovascular, antiprotozoárioe antimicrobiano. No entanto, a naringenina apresenta baixa solubilidade em água e baixa estabilidade,o que limita sua utilização terapêutica. Diante disso, muitos estudos farmacotécnicos têm sidorealizados, com a finalidade de aumentar asolubilidade, biodisponibilidade e estabilidade desubstâncias poucosolúveis e instáveis. Dessa forma, o presente trabalho teve o objetivo de preparar ecaracterizar físico-quimicamente produtos farmacêuticos contendo NAR. Os complexos de inclusão deNAR com β-ciclodextrina (βCD) e hidroxipropil β-ciclodextrina (HPβCD) foram obtidos pelos métodosde mistura física (MF), malaxagem (MA), co-evaporação (CE) e liofilização (LI), e caracterizados porcalorimetria exploratóriadiferencial (DSC), termogravimetria/termogravimetria derivada (TG/DTG),titulometria Karl Fischer, espectrofotometria de absorção naregião do infravermelho com transformadade Fourier (FTIR), Difraçãode Raios-x (DRX) e Ressonância Magnética Nuclear (RMN), além darealização da Modelagem dinâmica (Docking), teste de Eficiência de complexação (EC%) e análisemicroestrutural por microscopia eletrônicade varredura (MEV). As membranas foram caracterizadasutilizando DSC,TG/DTG, MEV, e análise de espessura média e intumescimento. A caracterizaçãofísico-química mostrou uma formação mais efetiva de complexos de inclusão entre HPβCD e NAR pelométodo LI, que obteve umaeficiência de complexação de 94,26%. Este complexo também produziu emcamundongos efeito analgésico favorável em menor dose quando comparado com o NAR isolado.Quanto às membranas de Gelatina contendo Naringenina (GEL/NAR), as análise físico- químicasdemonstraram uma maior estabilidade térmica e maior espessura das membranas em comparaçãocom a NAR pura, sem alteração significativa damicroestrutura. Além disso, as membranas GEL/NARabsorveram líquido de maneira uniforme, o que demonstra que o material que compõe a membrana éadequado para aplicação no tratamento de lesões onde há presença de líquido exsudado, como asqueimaduras. Diante destes dados, conclui-se que a NAR possui grande potencial como insumo paraodesenvolvimento de medicamentos de baixo custo, que possuam ação analgésica e cicatrizante.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2445308 - ADRIANO ANTUNES DE SOUZA ARAUJO
Externo ao Programa - 2078215 - CLAUDIO MOREIRA DE LIMA
Externo à Instituição - JULIANA CORDEIRO CARDOSO
Externo à Instituição - LUCIANA NALONE ANDRADE
Presidente - 2190308 - MARCIO ROBERTO VIANA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2137199 - PAULA SANTOS NUNES
Interno - 1687696 - WALDECY DE LUCCA JUNIOR

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12712-85cc87cea5