UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: ANA LIGIA RODRIGUES DE FARIAS
16/08/2018 10:00

DISCENTE: ANA LIGIA RODRIGUES DE FARIAS
DATA: 04/09/2018
LOCAL: A definir
TÍTULO: ROMPENDO O SILÊNCIO: HISTÓRIA ORAL NO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História. Educação de Jovens e Adultos (EJA). Saberes e prática no espaço escolar. História oral de vida. Memórias. Ensino de História. Educação de Jovens e Adultos
ÁREA: História

Esta pesquisa surgiu de questionamentos a respeito da prática docente do professor de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA): O que ensinar aos alunos da EJA? Que metodologias utilizar nesse ensino? Quais os significados para os alunos de conteúdos ensinados? Assim, o objetivo desse trabalho é problematizar e desenvolver um projeto pedagógico para o ensino de História na Educação de Jovens e Adultos, baseado na coleta de histórias de vidas dos alunos, tratadas à luz da metodologia da história oral, para utilização como material didático nas aulas de História. A ideia norteadora é a de tentar aproximar o conhecimento histórico da realidade dos alunos e fazê-los se reconhecerem como sujeitos da História. Esta pesquisa ampara-se nas concepções historiográficas do ensino de História, da história oral e da memória coletiva. O trabalho do professor de História com os alunos da EJA é utilizar a vida presente do aluno para construir uma narrativa histórica que faça sentido para eles. As memórias dos sujeitos comuns que estão nas salas de aula da EJA devem ser usadas para a formação de uma noção de pertencimento, importante estratégia para o enfrentamento de problemas que fazem parte da vida desses alunos, como exclusão social, preconceitos étnicos e religiosos, diversidade cultural, autoestima baixa.

Presidente - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Interno - 2707438 - ANDREZA SANTOS CRUZ MAYNARD