Banca de QUALIFICAÇÃO: GLEICE PRADO LIMA
16/08/2018 07:57
Esta pesquisa tem por objetivo analisar o processo de elaboração de argumentos e práticas epistêmicas por alunos em uma sequência didática estruturada em torno do tema vacina, verificando suas relações com as intervenções da professora ao longo de atividades investigativas. A pesquisa será desenvolvida com alunos do 1º ano do Ensino Médio no Colégio de Aplicação, da Universidade Federal de Sergipe, no município de São Cristóvão. Para tanto, foi elaborada uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) que estabelece um problema relacionado ao tema proposto, tendo-se em vista recorrentes movimentos pró e antivacinas. Utilizaremos como método de coleta de dados as gravações das aulas em vídeo e em diário de campo. A analise dos dados envolverá: a) mapeamento dos episódios; b) identificação das práticas discursivas entre professor e alunos; c) categorização de situação argumentativas envolvendo alunos entre si e com a professora. O caráter qualitativo da pesquisa envolverá a análise dos mapas de episódio, das sequências discursivas e das transcrições dos episódios das falas da professora e dos alunos. Os argumentos serão, em seguida, analisados por meio do Padrão de Argumento de Toulmin (TAP) e as práticas epistêmicas analisadas por categorias descritas na literatura, bem como por outras que emergirem da análise.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10