UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 23 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: JÉSSICA PEREIRA SANTOS
14/08/2018 10:45

DISCENTE: JÉSSICA PEREIRA SANTOS
DATA: 24/08/2018
LOCAL: Sala de Reuniões do DFI
TÍTULO: Estudo dos Conceitos Físicos de Cor e Espectro por Meio da Astronomia
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, espectros, quantitativo
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

Neste trabalho usamos a Astronomia como pano de fundo e elemento motivador para abordamos conceitos de óptica, ondulatória e Física contemporânea, usando a metodologia de aprendizagem cooperativa Jigsaw. A inserção da Astronomia é um potencial motivador da aprendizagem e através dela objetivamos construir um material didático potencialmente significativo. Para tanto, desenvolvemos atividades que se utilizam do conceito de cor e da espectroscopia, que foram apresentados concomitantemente com tópicos presente na grade curricular tradicional. Com o método Jigsaw, estabelecemos grupos colaborativos para as atividades práticas e teóricas. Destacamos que todas elas foram idealizadas de forma a não necessitar do uso de computadores. Os produtos finais incluem uma sequência didática e materiais para sua aplicação: 15 cartões temáticos para a aplicação do Jigsaw e duas atividades, uma sobre a calibração de espetros e outra sobre o Efeito Doppler Galáctico onde é possível observar o redshift de linhas em espectros de galáxias obtidos de bancos de dados astronômicos. Sobre a atividade de calibração, disponibilizamos todos os passos para a obtenção e tratamento dos espectros caseiros (incluindo vídeos tutoriais) e sobre como obter dados de valores padrões das raias espectrais no NIST, visando sua replicabilidade. Durante as aulas promovemos a comparação entre espectros provenientes de diferentes fontes luminosas de modo a discutir com os alunos a natureza da luz advindas dos astros. As três aulas dessa proposta ocorreram em uma escola pública na cidade de Aracaju, Sergipe. Através das respostas dos estudantes no pré-teste e no pós-teste, feitos sem fins estatísticos, foi possível notar indícios de melhora na quantidade de acertos, o que sugere que com uma atividade mais dinâmica é possível se não obter resultados ligeiramente melhores, com aprendizagem significativa, pelo menos a mesma aprendizagem com um grande ganho para o processo de interação entre todos os participantes. Estes testes forneceram dados a repeito de nossa prática, possibilitando a discussão sobre correções metodológicas. Pudemos perceber que o método Jigsaw, através da interação social que propõe, demonstrou potencial facilitador da aprendizagem significativa e agregador entre os indivíduos envolvidos no processo de aprendizagem.

Dissertação: https://www.dropbox.com/s/tv0l539u7xlobjz/Disserta%C3%A7ao_Jessica_2018_pronto_FINAL_ScaranoJr.pdf?dl=0

Produto: https://www.dropbox.com/s/fta3s5wcwqpcosh/Disserta%C3%A7ao_Jessica_2018_Produto.zip?dl=0

Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo à Instituição - IRAMAIA JORGE CABRAL DE PAULO