Banca de DEFESA: WILLIAN DOUGLAS DE OLIVEIRA
14/08/2018 10:17
Buscar ferramentas tecnológicas que auxiliem no processo de ensino eaprendizagem deve fazer parte da rotina no planejamento de qualquer docente.Atualmente há várias propostas para melhoria do ensino escolar, seja namudança curricular, ou uso de tecnologias em fim, todas voltadas para atendera essa nova geração de alunos. Percebe-se em muitas destas propostas, umaarticulação de forma que tais modelos pedagógicos tenham como ferramentasas novas tecnologias (Demo, 2002), tendo como argumento que o alvo doprocesso de ensino e aprendizagem, que é o aluno, está inserido em ummundo em que as novas tecnologias têm ocupado um espaço significante. Estetrabalho propõe a criação de um tutorial para capacitação de professores deFísica no uso da ferramenta Scratch para produção de um jogo no formatoQuiz (jogo de perguntas e respostas) a fim de forma a oportunizar o alunooutras formas de se estudar conceitos simples e necessários à compreensãodos fenômenos físicos. O programa usa linguagem de programação simplespara simulação e execução de movimentos e games eletrônicos. Com isso,pretende-se que os professores tenham em mãos uma ferramenta que sirva deauxílio no processo de ensino e aprendizagem e por usar um programa nomodelo de jogos, desperte o interesse do aluno em analisar teorias da Físicapor meio de game.
Link para dissertação: https://www.dropbox.com/s/ejetxmjrysakw2r/Emerson%20Santa%20Helena%20-%20DISERTA%C3%87%C3%83O%20CONCLU%C3%8DDA%20REVISADA%20-%20%282018%29.pdf?dl=0
Link para o produto: https://www.dropbox.com/s/ejetxmjrysakw2r/Emerson%20Santa%20Helena%20-%20DISERTA%C3%87%C3%83O%20CONCLU%C3%8DDA%20REVISADA%20-%20%282018%29.pdf?dl=0
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