Banca de DEFESA: EDUARDO CONCEICAO FORTALEZA
14/08/2018 10:11
Esse trabalho propõe uma unidade de ensino seguindo os princípios da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) proposta por Moreira (2011), tendo como eixo norteador o ensino dos conteúdosdensidade e pressão. O referencial teórico utilizado é o da Teoria da Aprendizagem Significativa. Os dados coletados a partir da aplicação da UEPS em sala de aula serão tratados numa abordagem qualitativa a partir da análise de estudo de caso da atividade proposta em seu contexto, de forma a determinar ou testar os elementos que definem um material potencialmente significativo, em uma turma de primeiro ano do ensino médio. Será realizado inicialmente um questionário inicial para identificação dos conhecimentos prévios dos estudantes. Em seguida, será realizado a elaboração e aplicação da UEPS em sala de aula e por último, será aplicado um questionário final para verificar indícios de aprendizagem significativa e evolução conceitual dos estudantes. Espera-se, a partir da aplicação da UEPS, identificar indícios de aprendizagem significativa dos estudantes durante todo o processo de ensino e aprendizagem.
Link para Dissertação: https://www.dropbox.com/s/jdgwhozoycvkkmo/Eduardo%20Fortaleza%20-%20Eduardo_Fortaleza_Proposta%20de%20uma%20UEPS%20para%20desenvolver%20os%20conteudos%20densidade%20e%20pressao%20no%20ensino%20medio_%20julho_2018.pdf?dl=0
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