Banca de QUALIFICAÇÃO: AYSLAN SOBRAL REZENDE
13/08/2018 10:38
O conceito de raça tem historicamente sido usado de diferentes maneiras em distintas áreas do conhecimento, estendendo-se inclusive à espécie humana, sendo adotado para classificar e ordenar hierarquicamente os indivíduos e os grupos sociais. Considerando-se o atual paradigma biológico, o tradicional conceito classificatório de raça como delimitador de diferenças significativas entre seres humanos é inválido. Todavia, apesar de sua inconsistência do ponto de vista cientifico atual, a ideia de raça continua sendo utilizada em distintos discursos como termo demarcador de diferenças entre as pessoas. Tendo-se em vista a importância de problematizar as ideias relacionadas a tal conceito, suas apropriações e seus desdobramentos em diferentes campos do conhecimento e esferas da sociedade, busca-se nesta pesquisa caracterizar a estrutura e a qualidade dos argumentos elaborados por professores de Biologia sobre o tema “Raça Humana” ao longo de um curso de formação continuada. O curso estrutura-se como uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), tendo como questão central: “Qual a pertinência e as consequências sociais do uso do conceito de raça para seres humanos?”. Os dados serão coletados por meio de questionários, gravações em vídeo das discussões desenvolvidas ao longo do curso e textos escritos pelos docentes. Para a análise, será utilizada uma adaptação do Modelo de Argumento Toulmin Além dos elementos previstos neste modelo, serão considerados elementos característicos das dimensões do phatos e do ethos na perspectiva da argumentação retórica.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10