UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 21 de Outubro de 2020


Notícias

Banca de DEFESA: EVERTON DE ALMEIDA NUNES
09/08/2018 08:19


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVERTON DE ALMEIDA NUNES
DATA: 31/08/2018
HORA: 09:30
LOCAL: SALA DE REUNIÕES DO DCOS
TÍTULO: DA COZINHA OU DA SALA? "QUE HORAS ELA VOLTA?" ESTUDO DE RECEPÇÃO COM DOMÉSTICAS E PATROAS
PALAVRAS-CHAVES: Recepção; Que horas ela volta; PEC das domésticas; Produção de significados; Representação e Relações Sociais do trabalho.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:

A presente pesquisa é um estudo de recepção realizado com domésticas e patroas que utilizou como produto de mediação o longa-metragem brasileiro "Que horas ela volta?", roteiro e direção da cineasta Anna Muylaert. O objetivo central do trabalho foi evidenciar a variedade de sentidos produzidos por domésticas e patroas acerca do produto fílmico, buscando possíveis construções simbólicas que perpassam a dimensão sociocultural das relações do trabalho doméstico. A pesquisa foi realizada junto às mulheres voluntárias que vivenciaram de alguma maneira, a dinâmica do trabalho doméstico, seja na condição de trabalhadora ou de contratante desse tipo de serviço. O que se observou com o trabalho desenvolvido foi o surgimento de categorias de análise interconectadas com aspectos socio-históricos e socioculturais do trabalho doméstico, assim como o de categorias interpretacionais condicionadas a nova relação trabalhista impulsionada pela promulgação da PEC das domésticas em 2015. O método utilizado na pesquisa foi a Teoria Fundamentada (Grounded Theory), portanto, foram utilizados os pressupostos metodológicos desenvolvidos por Strauss e Corbin (1997), além das análises desenvolvidas por Charmaz (2006) e Ferreira (2011). As etapas percorridas incluíram a descrição do filme, destacando-se o direcionamento semântico e a evidenciação dos momentos chaves da obra. Posteriormente, com a apresentação do filme para os grupos de domésticas e patroas, desenvolvemos uma dinâmica focal e procedemos às etapas subsequentes de análise dos dados preconizados pela Teoria Fundamentada. Na última etapa do processo de pesquisa, avaliamos os resultados encontrados à luz dos estudos dedutivos, a que pudemos verificar ponderações relevantes a cerca da cultura do trabalho doméstico por intermédio do cinema.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1820978 - RAQUEL MARQUES CARRIÇO FERREIRA
Interno - 2159814 - RENATA BARRETO MALTA
Externo ao Programa - 1362715 - LUIZ GUSTAVO PEREIRA DE SOUZA CORREIA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12646-2c874e3307