Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA SILVA SANTOS
07/08/2018 15:22
A crise ambiental, simbolizada pelo fenômeno macro das mudanças climáticas, étalvez a maior questão social global contemporânea. Sua discussão atravessa todosos contextos socioeconômicos, nos quais tem ganhado, cada vez mais, visibilidade odeslocamento do foco de preocupação da produção para o consumo. Numasociedade em rede, marcada pela comunicação mediada pelas novas tecnologiasdigitais e pelo estatuto da hiperconexão, esta discussão circula de forma intensaentre os mais diversos atores sociais, estando presente nas modernas e popularesplataformas e sites de redes sociais eletrônicas. O presente estudo procura, a partirda Sociologia Ambiental e sob a perspectiva da Análise Crítica de Discurso, verificara Comunicação Ambiental realizada pelo Instituto Akatu. Esta Organização NãoGovernamental está presente e muito atuante nas chamadas mídias sociais, seempenhando em legitimar um discurso ambiental revestido de um apelo direcionadoao “consumo consciente”, que é efetivado em diferentes modalidades comunicativasatravés da Internet, com destaque para sua atuação nas principais plataformas deredes sociais amplamente utilizadas no Brasil. Para fins de análise, a pesquisapriorizará um corpus delimitado pelas publicações realizadas pelo Instituto no Twittere Facebook, apoiando-se em aplicativos de análise de dados, sobretudo o NVivo,para codificar postagens realizadas nos dozes meses do ano de 2017. De caráteressencialmente qualitativo, mas sem ignorar aspectos quantitativos relevantes, emuma primeira fase pretende-se estabelecer um comparativo da estratégia discursivado Akatu em ambas as plataformas, para então, em um segundo momento,procedermos a análise discursiva propriamente dita, de modo a compreenderaspectos constitutivos e pragmáticos desta matriz discursiva, sobretudo no âmbitodas atribuições de responsabilidade, na definição e delimitação da problemática doconsumo e de possíveis soluções sugeridas pela comunicação ambiental praticadapela ONG.
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