UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: GEANE MAGALHAES MONTE SALUSTIANO
02/08/2018 09:38

DISCENTE: GEANE MAGALHAES MONTE SALUSTIANO
DATA: 31/08/2018
LOCAL: Sala 04 da Didática VI
TÍTULO: AS ÁGUAS URBANAS E A PROBLEMÁTICA SOCIAMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: O CASO DO RIACHO DO SILVA EM ALAGOAS
PALAVRAS-CHAVES: Ciências Ambientais, História em Quadrinhos, Interdisciplinaridade, Projeto de Intervenção, Riacho do Silva.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A degradação dos rios nos centros urbanos, devido à expansão desordenada das cidades associada aos padrões de comportamentos da sociedade sobre a natureza, é um tema bastante discutido na atualidade. Essas alterações prejudicam a dinâmica hidrológica dos cursos d’água que ocasionam problemas para as comunidades envolvidas, tais como: inundações, alagamentos e doenças de veiculação hídrica em períodos de chuva. Neste sentindo, a escola tem um papel fundamental na construção do conhecimento envolvendo a realidade local, especialmente a partir do desenvolvimento de projetos como interface didática para o ensino e aprendizagem dos problemas socioambientais das águas no meio urbano. A referida pesquisa teve por objetivo analisar as concepções de alunos do 7º ano da Escola Estadual Alberto Torres acerca dos problemas socioambientais das águas urbanas do Riacho do Silva, em Maceió, a partir de projeto de intervenção. A pesquisa foi desenvolvida através do método hipotético dedutivo, com pesquisa do tipo aplicada, de caráter quali-quantitativo e quanto aos objetivos classificada como explicativa. Para atingir os objetivos propostos foram realizadas as seguinte etapas: levantamento bibliográfico e documental; planejamento e aplicação de projeto de intervenção; aplicação do questionário diagnóstico com os 40 alunos envolvidos no projeto; construção de História em Quadrinhos como recurso didático pedagógico; e, organização e análises das informações. As análises do estudo evidenciaram que as atividades trabalhadas, com base nas práticas curriculares e interdisciplinares, subsidiaram atuações dinâmicas e colaborativas, cujo conhecimento construído se deu de forma compartilhada e interativa entre professores e alunos. Outrossim, os resultados apontaram que houve um crescimento pessoal dos alunos, os quais tornaram-se sujeitos ativos e participativos de sua aprendizagem e das problemáticas socioambientais da comunidade e do riacho. As atividades desenvolvidas no projeto foram importantes para a sensibilização, a participação e o envolvimento dos alunos, contribuindo, significativamente, no processo de ensino e aprendizagem e na formação cidadã dos alunos de modo que possam atuar em suas comunidades na identificação, análise e resolução de problemas.

Presidente - 1362555 - MARIA DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA
Interno - 2844611 - ANÉZIA MARIA FONSÊCA BARBOSA