UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: CLAUDIONETE CANDIA ARAUJO
02/08/2018 09:38

DISCENTE: CLAUDIONETE CANDIA ARAUJO
DATA: 13/08/2018
LOCAL: Auditório da Didática II
TÍTULO: OS (DES)CAMINHOS DAS ÁGUAS DO RIO POXIM NO BAIRRO JABOTIANA EM ARACAJU: O OLHAR GEOAMBIENTAL DO DISCENTE
PALAVRAS-CHAVES: Construção coletiva. Interdisciplinaridade. Protagonismo. Relações Socioambientais. Rio Poxim.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O bairro Jabotiana, nos últimos anos, se expandiu para áreas próximas ao Rio Poxim devido a construção de condomínios horizontais e verticais cujas áreas no passado eram ocupadas pela população ribeirinha. A comunidade escolar e os moradores do entorno têm sentido os reflexos dessa ocupação, pois além da poluição, são frequentes as inundações que adentram as residências causando transtornos financeiros, socioambientais e emocionais. A pesquisa teve como objetivo analisar os (des)caminhos das águas do Rio Poxim a partir do olhar Geoambiental dos(as) discentes do Colégio Joaquim Vieira Sobral no bairro Jabotiana em Aracaju/Sergipe. A pesquisa utiliza-se da abordagem quali-quantitativa, pois se constituiu de levantamento de dados estatísticos e análise da relação ser humano e natureza. Para a compreensão e elucidação dos objetivos, o método desenvolvido foi o hipotético dedutivo que buscou validar ou falsear a hipótese da pesquisa. Metodologicamente a dissertação desenvolveu-se a partir da aplicação de questionário diagnóstico e pós-questionário semiestruturado, elaboração, aplicação e análise do Projeto de Intervenção Mobilização pela conservação do Rio Poxim: uma abordagem interdisciplinar. O projeto foi estruturado com base nas seguintes etapas: 1) apresentação da proposta de projeto à equipe gestora, docentes da instituição e aos(as) sujeitos da pesquisa (educandos(as) da 1ª série do Ensino Médio); 2) Elaboração do projetos junto aos(as) docentes e discentes; 3) Aula de campo para reconhecimento da área de estudo, no entorno da escola e do rio, com alunos(as) e professores(as); 4) Diálogo de saberes e elaboração de mapa mental após a visita de campo; 5) Desenvolvimento de oficina pedagógica; 6) Participação na Caminhada Ecológica do bairro Jabotiana; 7) Semana de mobilização pela conservação do Rio Poxim na escola; 8) Elaboração e aplicação do Kit Geoambiental junto aos(as) sujeitos da pesquisa; 9) Culminância do projeto de intervenção. Os resultados permitiram associar teoria e prática sob o olhar Geoambiental do discente diante do seu local de morada na perspectiva de torna-lo protagonista na construção do conhecimento de forma interdisciplinar, contribuindo assim, no processo de formação cidadã diante do que ocorre no seu entorno.

Presidente - 1362555 - MARIA DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA
Interno - 3313144 - MARCIA ELIANE SILVA CARVALHO
Interno - 2327544 - SINDIANY SUELEN CADUDA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 3352056 - SONIA DE SOUZA MENDONCA MENEZES