Banca de QUALIFICAÇÃO: UESLÂNE MELO DE GÓES
02/08/2018 08:27
A formação de professores e as práticas pedagógicas articulam-se e constituem-se como processo diário reflexivo e crítico, pressupondo uma ação dialógica, coletiva e emancipatória entre alunos, professores e demais sujeitos envolvidos no processo. Este estudo objetivou analisar os efeitos da formação de professores da sala regular, com ênfase nas práticas pedagógicas e do trabalho colaborativo com a equipe de gestão. Para tanto, adotou como pressuposto teórico-metodológico a pesquisa-ação colaborativo-crítica. Foi realizado de março á dezembro de 2017, em uma escola municipal de Nossa Senhora do Socorro e envolveu sete (7) sujeitos, sendo cinco (5) professores, um (1) coordenador e um (1) diretor. Organizou-se em quatro momentos não lineares, configurando as espirais de ação-reflexão, a saber: Momento de constituição do campo; Grupos de formação; fechamento da formação e trabalho com os gestores. Os dados produzidos foram categorizados e elencados por regularidades temáticas de análise e interpretado a partir dos preceitos do Interacionismo de Lev Vigotski e da Rede de Significações. Este estudo dialoga com os preceitos do Interacionismo de Lev Vigotski e da Rede de Significações. Como resultados, destacam-se: práticas pedagógicas frágeis, com pouca reflexão e autonomia; práticas homogêneas sem considerar a diversidade da sala de aula; espaços coletivos utilizados; organização escolar que privilegia ações individuais, em detrimento das ações coletivas; relação incipiente entre docentes e gestão; e práticas desvinculadas da perspectiva da educação inclusiva. A partir da observação/ação nas salas de aula pode-se visualizar novas possibilidades nas práticas pedagógicas e organização da rotina escolar, de forma a favorecer novas práticas docentes, e o estreitamento entre docentes e gestão e utilização dos espaços coletivos da escola. Conclui-se que o trabalho colaborativo no cotidiano escolar é potente no processo de formação profissional docente e no processo de efetivação de novas práticas pedagógicas.
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