Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIO PONCIANO DOS SANTOS
30/07/2018 15:59
Neste texto é apresentado o resultado parcial de uma pesquisa que teve por objetivo analisar as expectativas neurocognitivas relacionadas à habilitação dos mecanismos atencionais que devem estar disponíveis durante o processo de construção do raciocínio axiomático utilizado na demonstração da lei dos senos. A condução foi organizada por meio de protocolos de aprendizagem firmados nos pilares da engenharia didática clássica idealizada por Michèle Artigue (1996), que perpassam as análises preliminares, concepções e análise a priori, experimentação, análise a posteriori e validação. Ancorou-se o estudo na hipótese de que existem obstáculos, os quais dificultam às formas de abordagens dos conteúdos ligados a trigonometria. Para entender esse cenário, desenvolveu-se uma análise histórica, epistemológica e do ensino habitual, buscando entendimentos do objeto em estudo e uma revisitação no documento norteador do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Sergipe, destacando as disciplinas cujo em seu ementário apresentam os conteúdos de trigonometria e aquelas que estão ancoradas nos pressupostos de demonstrações matemáticas. Amparou-se, também, em Chevallard (1993-1994, 1999, 2003, 2007) e Bosch e Chevallard (1999) com ênfase ao uso dos objetos ostensivos e não ostensivos como instrumentos mobilizadores dos mecanismos que conduzem à aprendizagem desse conteúdo. Por meio dessa teoria, será investigada as abordagens a respeito da demonstração da lei dos senos nos livros didáticos de matemática da educação básica, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2018. As principais bases teóricas desta investigação estruturou-se na institucionalização conceitual de três áreas do conhecimento: neurociência cognitiva por meio dos estudos de Kandel et al. (1991), Gazzaniga et al. (2006), Lent (2002), Cosenza e Guerra (2011), Willingham (2011) e Sternberg (2010). Demonstrações Matemáticas: Balacheff (1984), Domingues (2002), Pietropaolo (2005), Almouloud (2007) e De Villiers (2001, 2002). E Trigonometria: Fonseca (2002, 2011, 2012, 2015), Lima et al. (2010), Eves (2004), Euclides (2009) e Boyer (2012). Tal investigação, dar-se-á, mediante à aplicação de uma sequência didática, que consiste em protocolos de aprendizagem para verificação e investigação dos mecanismos atencionais, em discentes dos cursos de licenciatura em matemática.
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