Banca de QUALIFICAÇÃO: LIGIA SANTANA FILHA
31/07/2018 08:35
Este trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta de sequência de ensino que adotasse como referência princípios neurocognitivos atencionais ao se trabalhar geometria plana com alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Pensada criteriosamente para aluno com TEA, ela foi estruturada tendo como pilar princípios da Engenharia Didática de Michele Artigue (1996) como metodologia, associada à junção de área de interfaces do conhecimento, a saber a neurociência cognitiva (NC), por meio do entendimento da atenção seletiva, e da Teoria Antropológica do Didático (TAD). Para se chegar à sequência, antes, se fez necessários diversos levantamentos a exemplo do levantamento histórico, epistemológico, sobre o ensino habitual do conteúdo matemático geometria plana. Estes levantamentos serviram de base para se inferir que em todos eles há condições e restrições a respeito deste objeto matemático. Para unificação das três áreas distintas do conhecimento (Matemática, Neurociência Cognitiva e Transtorno do Espectro do Autismo) se fez necessário recorrer ao Banco de dados da Universidade Federal de Sergipe além de apoiar-se, preferencialmente, nos seguintes autores: o tema autismo, neste trabalho fundou-se nos estudos de Silva, Gaiato e Reveles (2001), Farrel (2014) e Grandin (2016). Já para alicerçar os conhecimentos referentes à aprendizagem de geometria plana serão referenciados os trabalhos de Eves (2002, 2012 e 2015) e Boyer (2000). No que diz respeito à neurociência cognitiva, serão usados como fundamentos os estudos de Cosenza e Guerra (2011), Gazzaniga (2006) e Lent (2002).
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