UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

CHAMADA PARA PARTICIPAÇÃO EM PROJETO DE EXTENSÃO - HISTÓRICO DE ATAS UFS/ITA
27/07/2018 14:02


CHAMADA PARA PARTICIPAÇÃO

PROJETO DE EXTENSÃO

HISTÓRICO DE ATAS UFS/ITA

 

Prezados Alunos e Alunas do DSI,

 

Na reunião do Conselho de Centro do Campus Universitário Prof. Alberto Carbalho da UFS, ocorrida em junho de 2018, foi apresentado pelo DSI o projeto de extensão que denominado por Histórico de Atas dos Departamentos da UFS, que foi aprovado por unanimidade e muito bem aceito pelos departamentos.

 

Para quem ainda não sabe, o Histórico de Atas do DSI já existe e está disponível na página do DSI[1] desde setembro de 2017. O que pretendemos agora é compartilhar esta idéia com os demais departamentos deste Campus. Para os alunos e alunas do DSI, será uma oportunidade de participar de um projeto de extensão e aprender novos conteúdos, sob minha orientação é claro. É importante notar também que, a participação em projetos de extensão poderá ser creditada como atividades complementares!

 

Para situar os possíveis interessados, a motivação para a criação do Histórico de Atas do DSI, inicialmente, ocorreu quando assumi a chefia do departamento e me deparei com uma infinidade de documentos (atas, convocatórias portarias e documentos em geral), embora esses documentos estivessem à disposição, havia uma demora para procurá-los caso houvesse necessidade do documento ser encontrado com rapidez. Hoje, um único documento abriga todos os documentos do DSI na página do SIGAA1. Então caros alunos(as), a pretensão é levar para todos os departamentos essa proposta como forma de organizar os documentos.

 

A proposta será realizada através de um projeto de extensão com a participação dos alunos do Curso de Sistemas de Informação do DSI. Os alunos interessados serão organizados em duplas, cada uma responsável por um determinado departamento. A duração do projeto será de 3 meses, com dedicação semanal a ser combinada e respeitando a disponibilidade do aluno. Na existência de demanda e interesse do aluno, a participação no projeto poderá ser renovada.

 

Não haverá pré-requisito para participação, basta estar interessado(a) em aprender e utilizar a ferramenta de edição de texto LaTex. De maneira geral, o LaTex é um sistema de edição de texto largamente utilizado em meios acadêmicos e científicos, bem como por algumas editoras nacionais e internacionais. Daí, este projeto de extensão possui como objetivo, além de produzir um documento final, também o de proporcionar a introdução do aluno ao editor de texto LaTeX, explicando como elaborar tal documento, a partir de um modelo prévio. Uma das vantagens de utilizar o LaTex é que não será necessário se preocupar com formatação, numeração de páginas e capítulos entre outras questões estruturais do documento, pois isto ocorrerá automaticamente.

 

Os departametnos e setores que demonstraram interesse em participar do projeto de extensão foram:

 

  • Núcleo Integrado de Pesquisa e Pós-graduação em Educação e Ciências – NIPPEC;
  • Secretaria Executiva – SEEX;
  • Departamento de Administração – DACI;
  • Departamento de Biociências – DBCI;
  • Departamento de Ciências Contábeis – DCCI;
  • Departamento de Física – DFCI;
  • Departamento de Geografia – DGEI;
  • Departamento de Letras – DLI;
  • Departamento de Matemática – DMAI;
  • Departamento de Química – DQCI; 

 

Por fim, para este projeto disponibilizamos 20 vagas.  Os interessados devem comparecer à secretaria do DSI até às 12h da próxima quarta-feira (01/08) para preencher o nome e garantir uma vaga. Se o número de interessados for maior do que o de vagas, os 20 primeiros serão classificados e os demais irão para a lista de espera.

 

 

Atenciosamente,

 

 

Prof. Dr. Alcides Xavier Benicasa

Chefe do DSI


[1] Histórico de Atas do Departamento de Sistemas de Informação - DSI: https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/public/departamento/secao_extra.jsf?lc=pt_BR&id=198&extra=276414360


Baixar arquivo

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf