Banca de QUALIFICAÇÃO: DAGMAR BRAGA DE OLIVEIRA
25/07/2018 10:37
Considerando que o ensino de ciências deva proporcionar aos estudantes conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais de modo a desenvolverem capacidades necessárias para se orientarem em uma sociedade complexa, compreendendo o que se passa à sua volta e tomarem decisões de vida, é necessário mensurar também os conteúdos atitudinais na Educação Básica. Perante esses pressupostos, pretendeu-se, elucidar o seguinte questionamento: em que medida, os testes de desempenho em ciências para medir conteúdos atitudinais,focados em questões sociocientíficas, podem contribuir para mobilizar determinados tipos de conhecimento e serem capazes de provocar mudanças de atitude com postura crítica? Dado esse contexto inferimos que, o diferencial desse estudo é verificar qual será a atitude do estudante diante de uma situação problema, com enfoque em questões sociocientíficas. Será que irá mobilizar conhecimentos científicos ou conhecimentos tácitos? Este estudo teve como desígnio construir e validar um teste de desempenho escolar em ciências na perspectiva de mensurar o desenvolvimento de atitudes com estudantes nas séries finais do Ensino Fundamental. Os protagonistas dessa investigação são alunos (as) ingressantes e concluintes (6º e 9º) do ensino fundamental, de 06 (seis) escolas distribuídas nos estados de Sergipe e Piauí. Assim, dada à abrangência do lócus da pesquisa, o presente estudo configura-se como um estudo multicaso, que segundo Yin (1990) as evidências decorrentes de um estudo multicaso é considerada“mais decisiva, e o estudo como um todo, como mais robusto”. Nesse sentido apresente pesquisa é de caráter, bibliográfico, documental, exploratória e descritiva. Tendo como procedimento metodológico para análise e coleta dos dados, uma abordagem quali-quantitativa, fazendo o uso de questionários e análise documental. Para tanto, com base nos estudos sobre avaliações de atitudes perante questões sociocientíficas no ensino de ciências, nos livros didáticos de ciências e nos documentos oficiais foram construídas e validadas 15 questões para mensurar atitudes que estudantes tomam em relação a temas controversos.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10