UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 17 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: MARLUCY MARY GAMA BISPO
25/07/2018 07:28

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARLUCY MARY GAMA BISPO
DATA: 30/07/2018
LOCAL: Auditório
TÍTULO: O COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE: ENTRE EXCELÊNCIA E REFERÊNCIA
PALAVRAS-CHAVES: Excelência e referência. Acesso, permanência e desempenho. Educação Básica. Colégio de Aplicação da UFS.
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais

Os termos “excelência” e “qualidade” têm sido recorrentes na atual conjuntura educacional brasileira. Em função dos resultados nos rankings do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aos Colégios de Aplicação do Brasil (CAps) tem sido atribuído o rótulo de escolas de excelência e escolas de qualidade. No entanto, dada a natureza de vinculação desses colégios às universidades, um outro atributo, não tão ostentado e não menos importante, é o foco de interesse deste estudo, o atributo de CAp enquanto referência de educação básica. Esta pesquisa investiga de que forma os atributos de excelência e referência se processaram no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (Codap – UFS), período 2010-2016 (conclusão do primeiro ciclo escolar, pós-mudança de forma de ingresso, de seleção através de provas para seleção por sorteio público das vagas), a partir das dimensões acesso, permanência e desempenho. A pesquisa foi desenvolvida considerando duas perspectivas de análises: macrocontextual (envolvendo os CAps vinculados às IFES que ofertam ensino fundamental e médio e microcontextual (envolvendo o Codap – UFS). Na perspectiva macrocontextual, o escopo da análise considerou o atributo excelência a partir dos resultados das médias do Ideb e Enem: ao compararmos as médias obtidas, considerandoas variáveis formas de ingresso discente e níveis de ensino ofertados, constatamos que: i) os CAps que adotam seleção por provas como forma de ingresso apresentaram médias no Ideb do EF séries finais e no Enem superiores aos que adotam o sorteio como acesso, que, por sua vez, apresentam médias maiores do que as observadas na escola básica pública; ii) os CAps que ofertam matrículas nos anos iniciais do EF apresentaram melhor desempenho geral; iii) entre os CAps, a forma de ingresso dos anos iniciais do EF não interfere nas médias comparadas. Na perspectiva microcontextual, no Codap – UFS, realizamos análise documental a partir de dados coletados em setores pedagógico-administrativos da instituição considerando as dimensões acesso, permanência e desempenho, em função da mudança no sistema de seleção para ingresso, de prova ao sorteio público de vagas, evidenciando as práticas diferenciadas que levam às médias superiores às demais escolas básicas da rede pública: nível de formação do corpo docente, regime e carga horária de trabalho de docentes e técnicos-administrativos; medidas de assistência estudantil (pedagógica e socioeconômica), recursos materiais (físicos e humanos), diálogos com a graduação/licenciaturas. Também realizamos uma pesquisa de percepção do Codap – UFS quanto ao seu papel e os efeitos decorrentes da mudança na forma de ingresso a dois grupos de participantes: professores da graduação de cursos de licenciatura da UFS e professores e técnicos-administrativos do Codap – UFS. O instrumento previa julgamento de grau de concordância em afirmações polarizadas acerca das dimensões acesso, permanência e desempenho. Quando comparado ao grupo de professores de cursos de licenciatura, o grupo do Codap – UFS apresentou maior simetria, isto é, maior relação inversa entre os pares de perguntas complementares. Embora apresentando maior simetria, a dispersão entre o grupo do Codap – UFS evidencia que o processo de mudança pelo qual a instituição passou ainda foi não socializada em toda a comunidade acadêmica interna, demandando maior discussão e reflexão. A análise microcontextual apontou aspectos da transição decorrente da implementação do sorteio público das vagas como única forma de ingresso discente que vai além de médias e rankings e que permitem que o Codap – UFS se estabeleça mais como espaço de referência de/para escola pública, e menos como espaço de excelência de/para os ditos excelentes e selecionados. Assim, o Codap-UFS passa a protagonizar uma ação mais ampla, plural e democrática em prol da educação básica, resguardada na sua natureza universitária sustentada pelo tripé ensino, pesquisa e extensão.

Externo à Instituição - ANDRÉA KARLA FERREIRA NUNES
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Interno - 2205090 - LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS
Externo ao Programa - 2222766 - MARCUS EUGENIO OLIVEIRA LIMA