UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: SUELAINE DOS SANTOS SOUZA
20/07/2018 14:13

DISCENTE: SUELAINE DOS SANTOS SOUZA
DATA: 23/08/2018
LOCAL: Sala de Reunião do CCET (A confirmar)
TÍTULO: Contribuições da Inserção de Atividades Investigativas em atividades de sala de aula baseadas na Abordagem Contextual
PALAVRAS-CHAVES: Abordagem Contextual; Ensino de Ciências; Atividades Investigativas; História da Ciência.

A utilização de Atividades Investigativas (AI) no ensino de Ciências visa facilitar a compreensão do conhecimento científico. A perspectiva de ensino com base na investigação permite que o ensino seja voltado para o desenvolvimento de habilidades cognitivas nos alunos, para a realização de procedimentos como elaboração de hipóteses, anotação e análise de dados e o desenvolvimento da capacidade de argumentação. Além disso, a mesma possibilita o aprimoramento do raciocínio e permite a cooperação entre os alunos, possibilitando a compreensão da natureza do trabalho científico. Dessa forma, o ensino de Ciências voltado à realização de AI permite que os discentes possam atuar ativamente no processo de construção da sua aprendizagem. Além do uso de AI, ressaltamos a importância da inserção da História da Ciência no ensino de Ciências, uma vez que o estudo de episódios históricos nos leva a compreender as inter-relações existentes entre ciência, tecnologia e sociedade, bem como, mostra que os conhecimentos científicos não estão isolados do contexto socioeconômico, histórico, cultural e político, mas sofrem influências de vários aspectos existentes na sociedade. Logo, este trabalho tem por objetivo investigar qual(ais) o(s) aspecto(s) de atividade investigativa que pode(m) ser alcançados em uma oficina temática construída no viés investigativo, sendo esta atrelada a uma abordagem contextual do ensino. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida e aplicada uma intervenção didática através da aplicação de uma oficina temática em duas turmas distintas de duas escolas da Grande Aracaju. Vale ressaltar que durante a aplicação da oficina temática foram realizadas três atividades investigativas que abordavam a construção do conceito de eletricidade. Além disso, destacamos que a intervenção didática foi realizada no âmbito das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) por meio de alunos de formação inicial do curso de Química Licenciatura e, a pesquisadora apenas participou das atividades como pesquisador-observador. Os sujeitos da pesquisa foram alunos da educação básica da rede pública de ensino e os dados foram coletados por meio de gravação audiovisual, questionários e anotações de campo feitas pela pesquisadora. Os dados analisados teve um tratamento qualitativo baseado na análise de conteúdo. E a partir da análise realizada inicialmente, percebe-se que as atividades investigativas contribuem para melhor compreensão da construção do conhecimento científico dos alunos e estas alcançam um maior nível de entendimento da natureza da Ciência no ensino de Ciências quando atreladas a História da Ciência. No entanto, faz-se necessário que a utilização de atividades investigativas não seja apenas uma mera inclusão no currículo do ensino de Ciências, mas sim que possa instigar aos alunos a investigar, a refletir a construção do conhecimento científico.

Presidente - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Interno - 1039338 - ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA