UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: BRUNA NABUCO FREIRE SIQUEIRA
16/07/2018 12:16

DISCENTE: BRUNA NABUCO FREIRE SIQUEIRA
DATA: 27/07/2018
LOCAL: Sala de videoconferência do PROEE no Departamento de Engenharia Elétrica (DEL/UFS)
TÍTULO: DIFICULDADE ALIMENTAR EM PRÉ-ESCOLARES
PALAVRAS-CHAVES: comportamento alimentar, pré-escolar, dificuldades alimentares, consumo alimentar
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
SUBÁREA: Análise Nutricional de População

Introdução: A dificuldade alimentar na infância é caracterizada pelo forte desinteresse a determinados alimentos. É um comportamento comumente encontrado em pré-escolares e uma importante causa da monotonia alimentar. Casos de maior gravidade podem persistir além da idade pré-escolar e acarretar em prejuízos ao crescimento e a saúde infantil.

Objetivo: Investigar a dificuldade alimentar entre pré-escolares e fatores associados.

Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo observacional de caráter transversal realizado com pais e crianças de 4 a 6 anos matriculadas em escolas de educação infantil privadas e filantrópicas do munícipio de Aracaju-Sergipe. Aplicou-se questionário semiestruturado para avaliar as condições socioeconômicos, clínicas e aspectos relacionados ao comportamento alimentar infantil. A dificuldade alimentar foi avaliada por meio de uma pergunta específica (“Seu filho tem dificuldade para comer certos tipos de alimentos?”) e por um questionário estruturado baseado nas sub escalas de desinteresse pela comida do Child Eating Behaviour Questionnaire (CEBQ): seletividade, resposta a saciedade, ingestão lenta e subingestão emocional. Para avaliar as práticas alimentares parentais aplicou-se 5 sub escalas do Comprehensive Feeding Practices Questionnaire (CFPQ). O estado nutricional das crianças foi avaliado pelo índice IMC para idade. Modelos de regressão logística e linear foram realizados para avaliar as associações dos fatores associados com a dificuldade alimentar.

Resultados: Participaram do estudo 730 crianças, 50,3% do sexo feminino e média de idade de 62,3 (8,1) meses. A prevalência da dificuldade alimentar pela pergunta específica foi de 34,1%. Essas crianças apresentaram recusa a todos alimentos/grupos alimentares avaliados, exceto pão. Os fatores associados a dificuldade alimentar foram: menores escores z de IMC para idade, pais com história de dificuldade alimentar, maior frequência de exposição repetida à alimentos novos, uso de recompensas pelos pais, maior controle das crianças sobre a alimentação e pouca orientação do pais sobre alimentação saudável. Dentre os diferentes desfechos do desinteresse pela comida, a maior pressão para comer dos pais esteve associada positiva a todos, enquanto que o maior IMC para idade (escore z) da criança teve associação inversa. Crianças que tinham maior controle sob a alimentação apresentaram maior seletividade, resposta à saciedade e subingestão emocional. O perfil socioeconômico representado pela escolaridade materna e o tipo de escola foram associados a maior subingestão emocional e maior seletividade, respectivamente.

Conclusão: A dificuldade alimentar é uma queixa muito frequente entre pais de pré-escolares brasileiros. Evidencia-se a importância da promoção de um ambiente familiar saudável e adoção de práticas alimentares menos coercitivas como estratégia para enfrentar as dificuldades alimentares na infância.

Presidente - 1632071 - DANIELLE GOES DA SILVA
Interno - 2571568 - RAQUEL SIMOES MENDES NETTO
Externo à Instituição - CLAUDIA CHOMA BETTEGA ALMEIDA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf