Banca de DEFESA: MONAQUELLY CARMO DE JESUS
12/07/2018 10:28
O presente trabalho tem como objetivo apresentar sequências didáticas que utilizem o
forró como recurso para o Ensino de História. O forró, enquanto patrimônio cultural,
tem muito a oferecer ao estudo da História, principalmente em seus aspectos sociais e
culturais, já que suas letras priorizam temas relacionados aos sentimentos, cultura,
ambiente e acontecimentos da vida do nordestino e do migrante nordestino, e que
podem ser extrapolados para outras situações e regiões. O referencial teórico utilizado
para a discussão do Forró foi Climério Santos, Jack Drapper III, Felipe Trotta e
Albuquerque Jr., entre outros. Já para tratar de música no ensino de História foram
utilizados principalmente Miriam Hermeto, Luciano de Azambuja e Marcos Napolitano.
Foram formuladas e aplicadas cinco sequências didáticas agrupadas de acordo com as
categorias conceitos de segunda ordem e conceitos substantivos de Peter Lee. São elas:
Representação e Imaginário, Cultura e Identidade, Mudanças e permanências dentro da
categoria conceitos de segunda ordem; Cangaço e Migração como conceitos
substantivos. O uso da linguagem musical motivou os alunos à participação nas
atividades, ao passo que as atividades, discussões e as temáticas conseguiram
transformar essa motivação inicial em participação efetiva, contribuindo para a reflexão
e aprendizagem dos conceitos e temáticas pretendidas.
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