UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 16 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: SHEILLA SILVA DA CONCEIÇÃO
10/07/2018 11:34

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SHEILLA SILVA DA CONCEIÇÃO
DATA: 14/08/2018
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: Um modelo de ensino híbrido mediado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ensino Fundamental dos anos finais da SEMED/ARACAJU
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Híbrido. Ensino-aprendizagem. Metodologias Ativas. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

A pesquisa tem como objetivo maior propor um modelo de ensino híbrido mediado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Destaca-se nessa tese que ensino híbrido não significa processo de aprendizagem enriquecida por tecnologias, mas podem ser inseridas no processo de modo a agregar valor às necessidades de aprendizagem dos alunos. Enquanto pesquisadora e professora percebo a necessidade de um modelo que, além de definir critérios de significados, possua um processo organizado de busca e construção do conhecimento. De sorte que professores e alunos juntos, e mediados pelas tecnologias digitais aprendam de forma colaborativa para esse fim. Um problema muito comum das redes de ensino é inserir tecnologias por modismos ou questões políticas, sem uma análise crítica de uso. É necessário planejamento com objetivos de uso ético e responsável das tecnologias na educação. O ensino híbrido por meio das tecnologias digitais da informação e comunicação demanda uma mudança conceitual, cultural e metodológica. Considerando essa problemática, analisando os modelos de ensino híbridos já existentes, feito um mapeamento sistemático sobre estudos feitos acerca de ensino híbrido, e, refletindo à luz dos autores que versam sobre Educação e Mediação (Vigotski, 2008), Ensino Híbrido (Horn; Staker, 2015); (Bacich; Neto; Trevisani, 2015), Sociedade Tecnologizada (Castells, 2005; 2015); (Bauman); (Santaella, 2007, 2008, 2013); Metodologia ativa (Dewey, 2007), (Freire, 1983), (Moran; Bacich orgs, 2018); (Bender, 2014), (Mattar, 2017); Aprendizagem (Vigotski, 2007, 2008; Vigotski, Luria, Leontiev, 2014), (Schneider, 2002), (Barros, 2014), (Miranda e Moraes, 2008) e outros. Para responder o objetivo exposto, definiu-se os seguintes propósitos: Refletir e analisar as experiências de ensino híbrido com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nos ambientes educativos a fim de desenvolver a proposta de ensino híbrido. Escrever a fundação da tese por meio das categorias teóricas que deram sustentação ao modelo de ensino híbrido aqui proposto. Aplicar o modelo de ensino híbrido em uma turma do ensino fundamental dos anos finais na rede pública de ensino para avaliar a sua factibilidade. Apresentar os resultados e discussões do modelo de ensino híbrido. É uma pesquisa qualitativa do tipo participante em processos coletivos de conversação com professores e alunos. Fundamentada em Thiollent (2011), a pesquisa participante tem princípios teóricos e metodológicos na pesquisa-ação. Por meio dela, objetiva-se criar um novo conhecimento a partir do diálogo, das memórias, do cotidiano do outro. O campo empírico da pesquisa é uma escola da rede pública de ensino de Aracaju SE. Assim, após a aplicação do modelo e sua respectiva avaliação para uma provável reconstrução, pode-se esperar que esse modelo de ensino híbrido proposto seja utilizado em escolas, cursos e disciplinas nos processos de aprendizagem.

Externo à Instituição - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - ELIANE SCHLEMMER
Presidente - 279260 - HENRIQUE NOU SCHNEIDER
Interno - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA