UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 26 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: LUCIANO DOS SANTOS FERREIRA
06/07/2018 07:35

DISCENTE: LUCIANO DOS SANTOS FERREIRA
DATA: 26/07/2018
LOCAL: A definir
TÍTULO: HQ CAMINHOS DE UMA ESCRAVA DA ÁFRICA A SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: História em quadrinhos: ficção; mulher; escravidão.
ÁREA: História
SUBÁREA: História Moderna e Contemporânea

O processo de construção da HQ – Caminhos e Descaminhos de Uma Escrava: da África a Sergipe – parte de uma metodologia de ensino de História direcionada aos jovens do Ensino Fundamental e Médio para que estes se apropriem do conhecimento e sejam estimulados a desenvolver sua criticidade sobre a escravidão nos estados da Bahia e Sergipe. O lúdico e o imagético atuam no desenvolvimento de ideias criativas favorecendo as trocas culturais, o reconhecimento das múltiplas identidades negras e a compreensão dos saberes históricos em distintos espaços de memória. Promove-se uma História que não recusa tradições, mas sim as incorpora na imaginação narrativa fomentada por obras acadêmicas que se tornam inteligíveis entre retângulos e balões. Mesmo produzida como uma obra ficcional, não significa que as situações elencadas na HQ não foram vivenciadas pelos sujeitos representados, mas sim que as lacunas documentais agregaram outras histórias, fazendo uma bricolagem de situações e escopos de pesquisas, presentes no percurso de uma coletividade concebida na personagem principal. Apresentamos uma roupagem mais integrada ao universo dos estudantes, pois as histórias em quadrinhos encantam e conquistam, podendo transformar temas complexos em conversas do cotidiano. Muitos estudos ainda precisam aprofundar os saberes sobre a africanidade e as contribuições dos afrodescendentes de modo a serem reconhecidos e valorizados na sociedade brasileira. É a escola o lócus privilegiado para que as novas gerações possam se tornar mais conscientes da sua importância e da validade da sua participação junto à pluralidade e o respeito às etnias. É nela que a mágica do conhecimento forma cidadãos.

Presidente - 1687926 - JANAINA CARDOSO DE MELLO
Interno - 1546297 - PETRONIO JOSE DOMINGUES
Interno - 2707438 - ANDREZA SANTOS CRUZ MAYNARD
Externo à Instituição - RAQUEL MIRANDA BARBOSA