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Notícias

Banca de DEFESA: ISAAC DOURADO ARAGAO
05/07/2018 14:21


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISAAC DOURADO ARAGAO
DATA: 31/07/2018
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: O ÊXTASE COMO ELEMENTO NARRATIVO NA CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS DE HILTON LACERDA: UMA ANÁLISE DO FILME TATUAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Êxtase. Personagem. Tatuagem. Realismo. Revelação.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Cinema
RESUMO:

Esta dissertação convida a uma análise sobre a manifestação do êxtase como principal elemento narrativo na construção das personagens escritas pelo roteirista e diretor Hilton Lacerda, especialmente no filme Tatuagem (2013). Tal análise se origina entremeada das seguintes reflexões: Como e quando acontece algum tipo de manifestação extática – e a complexidade desse fenômeno – nas personagens ficcionais apreciadas em um filme tão impregnado de realismo? O que elas conseguem estabelecer? Há estranhamento e distanciamento de si mesmas? Para responder a essas indagações se fará necessário conhecer o percurso fílmico criado pelo cineasta supracitado – pela via do desenvolvimento das personagens, como representações de processos narrativos por meio dos quais a experiência do êxtase define subjetividades marcadas, ética e esteticamente, por uma noção de liberdade. Na busca por esse entendimento, será preciso averiguar algumas referências culturais que fazem parte da construção das linhas de influências do realizador, referentes à sua obra fílmica e ao seu pensamento. Dessa forma, dividiremos nossas reflexões em três partes integradas que estabelecerão o cerne de nosso pensamento. Na primeira parte, intitulada Da recepção à análise fílmica: as personagens e o êxtase, buscamos fazer a decupagem de Tatuagem, para que se contextualizasse a maneira como o êxtase e a subjetividade afluem entre as suas personagens, e como seu processo narrativo tem o poder de dar conta das particularidades de cada uma. Nela, veremos também como outras personagens roteirizadas por Hilton Lacerda se apresentam de maneira memorável no tocante ao êxtase, e como, a partir desse elemento fenomenológico, elas traçam suas vidas. A segunda parte, sob o título Definição teórico-metodológica das noções de personagem, subjetividade e êxtase, consistirá na construção da análise com a explanação de algumas cenas pontuais, acompanhada de uma reflexão teórica sobre êxtase, personagem e realismo, valendo-nos de um arcabouço teórico de estudos filosóficos, teológicos e literários, como também da teoria cinematográfica. Neste âmbito, iremos refletir de maneira interdisciplinar sobre alguns aspectos estético-realistas vibrantemente presentes na obra de Lacerda, cuja principal referência foi trasladada da vivência de um contexto político, histórico, social e cultural brasileiros. Já na terceira e última parte, Tatuagem: uma análise do filme de Hilton Lacerda sob a óptica do êxtase como situação narrativa/dramática chave da construção de personagens, verificaremos como o caminhar de cada uma delas à revelação e ao êxtase se configura através do universo composicional da narrativa do diretor, bem como os reflexos que os paralelos e as suspensões dos protagonistas provocaram na trama. Verdadeiramente, o filme é o texto teórico que se tenta, aqui, decifrar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2116211 - JOE MARCAL GONCALVES DOS SANTOS
Interno - 1693029 - CARLOS EDUARDO JAPIASSU DE QUEIROZ
Externo à Instituição - ELZA FERREIRA SANTOS

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