Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS EMANUEL TENÓRIO FERNANDES TELES
04/07/2018 12:34
Este estudo teve como objetivo avaliar a influência de mensagens instantâneas online na ansiedade, motivação, apreensão e percepção de dor dos pacientes que se submeteram a cirurgia de implantes dentários. O trabalho incluiu 32 pacientes, que foram divididos em 2 grupos, onde um grupo recebeu acompanhamento com mensagens e o outro não recebeu nenhum tipo acompanhamento. Foram aplicados questionários para avaliação dos desfechos, e as perguntas foram respondidas em 3 tempos: antes da cirurgia, após 24 horas e 7 dias. Uma redução significativa dos níveis de ansiedade no primeiro (média 30.7 ± 9.8; P = 0.004) e sétimo (média 30.2 ± 11.8; P = 0.008) dias de pós-operatório foi observada entre os pacientes que receberam mensagens instantâneas online após a cirurgia. Uma redução dos níveis de apreensão também foi observada no grupo de intervenção no sétimo dia de pós-operatório (média 6.9 ± 9.7; P = 0.036). O uso de mensagens instantâneas online não influenciou o nível de motivação e a percepção de dor pós-operatória nos dois grupos. O uso de mensagens instantâneas online reduze os níveis de ansiedade e apreensão a curto prazo em pacientes submetidos a cirurgia de implantes dentários.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e