Banca de DEFESA: ANA SILVIA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA
04/07/2018 12:33
O presente trabalho consiste num produto, que tem como pretensão auxiliar as rotinas pedagógicas dos professores de História, seja da rede pública de ensino, seja particular. O Caderno de Ensino de História e Educação Patrimonial: Museus de Sergipe objetiva, dessa forma, interferir positivamente nas práticas pedagógicas que envolvem a prática de ensino da disciplina, atrelado aos conteúdos de educação patrimonial e cultura sergipana, a partir da percepção da escassez de materiais do tipo aqui especificado. Para discutir os conceitos de patrimônio cultural, memória, passado, presente, identidade cultural, pertencimento, educação e museus, foram utilizados os seguintes autores: Nora (1993); Horta (1999): Funari; Pelegrini, (2008); Le Goff (1990); Hall (2005), Ulpiano Bezerra (2002). As discussões teóricas estão presentes em todos os tópicos e principalmente nas propostas pedagógicas registradas, onde seguem a metodologia da educação patrimonial e servem para que o(a) professor(a) prepare-se e inspire-se, conheça os autores que referendam as discussões e práticas apresentadas, motivando-os a realizar ações diferenciadas no ensino de História, na utilização das exposições do Museu da Gente Sergipana em sua rotina pedagógica, contribuindo também com as práticas profissionais dos(as) professores(as) dentro e fora da sala de aula.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e