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Banca de DEFESA: LARISSA LEAL MOURA
03/07/2018 17:06


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA LEAL MOURA
DATA: 19/07/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de aula do PPGPSI
TÍTULO: Moda como expressão de identidade no mundo contemporâneo
PALAVRAS-CHAVES: moda; Psicologia; identidade; adolescência; modernidade; pós-modernidade.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO:

A moda surgiu no Ocidente, na época da Renascença, onde desempenhava papel de distinção social, uma vez que as roupas não eram acessíveis a todas as classes e, consequentemente, pela forma como se vestia, era possível identificar a qual camada social aquele sujeito pertencia. Segundo Lipovetsky (2009), o que define o sistema de moda é a conjunção das lógicas do efêmero e da fantasia estética, que só encontrou espaço nas sociedades modernas. Anthony Giddens (1991) afirma que a era moderna se diferencia das demais, principalmente, por seu alto dinamismo, nunca se viu um ritmo tão acelerado de mudança social em outras épocas como ocorre na modernidade. Além disso, a amplitude e a profundidade das mudanças sociais são muito maiores, afetando as práticas sociais e os modos de comportamento, a chamada “modernidade tardia” é o momento atual, a fase mais acentuada de suas características. Na Psicologia, a moda tem papel significativo no que se refere à identidade, atuando entre o indivíduo e a sociedade, pois por meio do vestuário épossível expressar-se e se comunicar e, em muitos casos, ela funciona como símbolo de pertencimento. Ao se pensar na moda como expressão de identidade no mundo contemporâneo, a noção de identidade adotada foi a do sujeito pós-moderno de Stuart Hall (2006), que a considera fragmentada, múltipla, podendo ser contraditória entre si, rompendo com a visão de identidade única e permanente das sociedades tradicionais. Diante disto, inicialmente foi feito um levantamento bibliográfico de artigos sobre este tema na Psicologia, em português, nos últimos dez anos (2007-2017), no site do SciELO e dos periódicos eletrônicos do PePSIC com o objetivo de averiguar o que vem sendo produzido sobre este assunto. Na etapa posterior, foi realizada, uma pesquisa exploratória por meio de grupo focal com seis jovens adultos, realizado duas vezes, a fim de investigar a relação entre moda e identidade, como esta aparece no discurso deles sobre o modo que se vestem. Os dados foram trabalhados por meio de análise de conteúdo de Bardin (2016), definida por Moraes (1999) como uma metodologia de pesquisa usada para descrever e interpretar o conteúdo de toda classe de documentos e textos”. Com base na fundamentação teórica, foram criadas as categorias posicionamento social, auto-expressão, valores/ideiais e gênero e sexualidade, articulando os resultados à reflexão central sobre moda e identidade no mundo contemporâneo. Percebeu-se que a noção de identidade não se limita apenas ao vestuário, mas ao próprio discurso apresentado pelos membros do grupo, que faziam uso de termos específicos da área da moda, estabelecendo uma espécie de conexão entre tais membros, apesar das distinções identitárias apontadas por eles mesmos. Por se tratar de grupo focal realizado com jovens detentores de algum conhecimento prévio sobre moda, foi possível perceber, também, reflexões sobre o uso da moda numa relação ambivalente, caracterizada pela busca de pertencimento em grupos específicos e pela diferenciação do sujeito, como forma de se posicionar política e socialmente. Na discussão, foram apresentados os aspectos transferenciais e contratransferenciais, desde a escolha do objeto de estudo, à composição do grupo e até mesmo em relação ao procedimento e ao andamento da pesquisa, bem como a minha participação enquanto pesquisadora.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1542106 - DANIEL MENEZES COELHO
Presidente - 1515787 - EDUARDO LEAL CUNHA
Externo à Instituição - MARIA CÂNDIDA FERREIRA DE ALMEIDA

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