Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ BATISTA DE SOUZA
03/07/2018 14:57
Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica voltada para a realização de interações que promovam diferentes formas de letramentos dos alunos do Ensino Fundamental II, integrantes do 9º ano, de uma escola da rede pública de ensino do município de Coronel João Sá, Bahia. Tendo como foco letramentos que ocorrem no ciberespaço, o gênero digital hiperconto multimodal será trabalhado em sala de aula, buscando contribuir com a melhoria da produção textual dos discentes integrantes da pesquisa. Na contemporaneidade, o leitor precisa ser um cidadão multiletrado que, além do texto impresso, consiga interagir com textos digitais seja para a obtenção de informações ou para a realização de atividades – como o envio do imposto de renda. O hiperconto, pela multissemiose presente nele, é uma das possibilidades capazes de transfigurar o leitor (CHARTIER, 2002) e por isso ele foi escolhido para esta pesquisa. Nesse contexto, a metodologia adotada é a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2002), que visa à intervenção e resolução de problemas, como o da produção textual dos discentes participantes. Discutimos, ao longo do trabalho, a dicotomia entre literatura digital e literatura digitalizada (BRAGA e RICARTE, 2005; SPALDING, 2012), o letramento (KLEIMAN, 2005; SOARES, 1998, 2002, 2016); o letramento digital (BUZATO, 2006; BRAGA, 2010; FREITAS, 2010); os multiletramentos (COPE e KALANTZIS, 2000; ROJO, 2012); o hiperconto (SPALDING, 2010) e o hipertexto (GOMES, 2011; COSCARELLI, 2012). A proposta de intervenção está configurada em quatro etapas, organizadas em forma de oficinas de leitura e produção. Ao final dessa proposta, espera-se que os discentes melhorem suas produções escritas a partir de todos os estímulos possibilitados pela literatura digital através do hiperconto
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