Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS EMANUEL TENÓRIO FERNANDES TELES
03/07/2018 12:47
Este estudo teve como objetivo avaliar a influência de mensagens instantâneas online na ansiedade, motivação, apreensão e percepção de dor dos pacientes que se submeteram a cirurgia de implantes pela primeira vez. O trabalho se deu com a abordagem de 37 pacientes que se submeteram a cirurgia de implantes dos quais 5 deles foram excluídos por não atenderem aos critérios de elegibilidade, restando 32 pacientes, que foram divididos em 2 grupo onde 1 grupo recebeu acompanhamento com mensagens e o outro não recebeu nenhum tipo acompanhamento. Foram aplicados questionários para avaliação dos desfechos, as perguntas foram respondidss em 3 tempos, antes da cirurgia, 24 horas após e com 7 dias após. Uma redução significativa dos níveis de ansiedade no primeiro (média 30.7 ± 9.8; P = 0.004) e sétimo (média 30.2 ± 11.8; P = 0.008) dias de pós-operatório foi observada entre os pacientes que receberam mensagens instantâneas online após a cirurgia. Uma redução dos níveis de apreensão também foi observada no grupo de intervenção no sétimo dia de pós-operatório (média 6.9 ± 9.7; P = 0.036). O uso de mensagens instantâneas online não influenciou o nível de motivação e a percepção de dor pós-operatória nos dois grupos. As mensagens instantâneas online têm potencial na diminuição da ansiedade, com tudo, mais estudos na área são necessários para avaliar esse desfecho em pacientes de implantes
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