UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

ATIVIDADES NO DIA 08 DE JULHO E NO CONGRESSO NACIONAL
03/07/2018 12:00

A pedido do Professor Marcelo, estamos divulgando os eventos a seguir:

Caros colegas dirigentes das sociedades científicas afiliadas à SBPC,

Conforme já informado anteriormente, a SBPC, em colaboração com entidades e instituições científicas, está organizando em todo o país eventos comemorativos do dia 08 de julho, que é o aniversário dos 70 anos da SBPC, o Dia Nacional da Ciência (Lei Nº 10.221/2001) e o Dia Nacional do Pesquisador (Lei Nº 11.807/2008).

Solicitamos e estimulamos a todas as sociedades científicas que colaborem e participem das atividades neste dia (ou em dias próximos), que têm como objetivo comemorar estas datas, mobilizar a comunidade científica e apresentar à sociedade o quadro grave da C&T e da educação no país.

Algumas cidades já estão organizando atividades. Em função das peculiaridades locais algumas delas não ocorrerão exatamente no dia 08 de julho. Por exemplo, em Salvador, ela será realizada no dia 02 de julho, juntamente com as comemorações da Independência da Bahia. Em Fortaleza ocorrerá no dia 01 de julho e em Brasília, no dia 12 de julho, no Congresso Nacional.

As atividades até agora programadas são: São Paulo (“SBPC 70 anos - Dia Nacional da Ciência: Ciência e Educação, Ontem, Hoje e Amanhã”, Av. Paulista, 10h, no Instituto Moreira Sales e depois caminhada na Av Paulista; https://www.facebook.com/events/1053734174782487/); Rio de Janeiro (“Domingo com Ciência na Quinta”, em frente ao Museu Nacional, Quinta da Boa Vista, 10-14h); Salvador (Desfile: “Dois de Julho em Defesa da Ciência”, Largo da Lapinha, 7:30h, com a participação das universidades e instituições locais, SBPC, ABC etc); Fortaleza (Dia 1º de julho, no Parque do Cocó, em Fortaleza/CE, organizada pela SECITECE e SBPC); Belo Horizonte (Espaço do Conhecimento da UFMG, Praça da Liberdade, dia 08 de julho); Brasília (Dia 12 de julho, Comissão Geral no Plenário da Câmara).

Será muito importante que todas as sociedades científicas tenham algum representante presente na Comissão Geral da Marcha pela Ciência, no Congresso Nacional, no dia 12 de julho, às 10 h, que será dedicada à discussão da situação da CT&I no país. Notem que, neste momento, no Congresso Nacional e no governo, se iniciam as discussões sobre o Orçamento de 2019 e é essencial fazermos pressões para que ele seja aumentado.

Há já material de divulgação pronto relativos aos 70 anos da SBPC (cartazes, folders, livreto das Reuniões Anuais, adesivos, ...). As sociedades cientificas interessadas neste material devem solicitar à SBPC, em SP, a quantidade e o tipo de material que querem receber. As informações atualizadas sobre os eventos estão sendo divulgadas no JC Notícias, no Facebook Marcha pela Ciência no Brasil (https://www.facebook.com/groups/726145034215388/ ) e em páginas no Facebook das secretarias regionais ou das marchas em cada estado.

Contamos com o envolvimento das sociedades científicas nestas atividades comemorativas e de manifestação pela ciência brasileira. Por favor, divulguem os eventos em seus meios de comunicação, entre seus associados e estimulem a participação deles.

Abraços a todos,

Ildeu de Castro Moreira

Presidente da SBPC.

Baixar arquivo