UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: RENAN TENORIO DE ARAÚJO LIMA
03/07/2018 10:50

DISCENTE: RENAN TENORIO DE ARAÚJO LIMA
DATA: 23/07/2018
LOCAL: Mini auditório do PROEC
TÍTULO: Identificação das Partes Envolvidas e seus Requisitos em Obras Públicas Padronizadas com Base no Target Costing
PALAVRAS-CHAVES: Obra pública; target costing; stakeholders; valor
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Construção Civil

A construção civil, no caso de empreendimentos públicos, conta com peculiaridades em comparação às obras privadas. Estas advêm do alto número de partes interessadas nos empreendimentos (stakeholders) e de questões legais referentes à aplicação de recursos públicos. Nesse sentido, há poucos estudos relacionando questões de atendimento às necessidades dessas partes, mesmo se observado avanços nas técnicas construtivas empregadas no setor. Daí, observam-se empreendimentos que não atendem às necessidades dos stakeholders, principalmente por conta da inexistência de informações suficientes nas fases de concepção destes. A pesquisa focará no programa de construção de unidades escolares do Governo Federal do Brasil, chamado PROINFÂNCIA. Supondo-se que uma das raízes dos problemas encontrados nos empreendimentos está na definição de quem são os stakeholders e quais são as suas necessidades, a pesquisa adota uma abordagem do target costing na gestão da percepção de valor às partes envolvidas agregando ideias necessárias à definição de quem são essas partes. Assim, o objetivo dessa pesquisa é entender se há dificuldade na definição das partes envolvidas em empreendimentos de obras públicas com projetos padronizados, como as do programa PROINFÂNCIA, e no atendimento de seus requisitos. A fase preliminar da pesquisa compreendeu uma revisão bibliográfica inicial para escolha da linha de pesquisa a ser delineada, além de mapeamento sistêmico da literatura de target costing, relacionando o tema a obras públicas. Em seguida, escolheu-se o método de pesquisa. A pesquisa contemplará estudo de casos múltiplos com aplicação de formulários a partir de entrevistas estruturadas e não-estruturadas a diversas partes envolvidas em empreendimentos do programa no Estado de Sergipe. Os formulários foram elaborados de acordo com a revisão de literatura. As questões em sua maioria, tem suas respostas em uma escala de Likert, porém com espaço para observações do entrevistado, constituindo um método de pesquisa quali-quantitativo. Em termos quantitativos os dados serão tratados usando testes estatísticos. Espera-se avaliar a complexidade do atendimento às questões de valor para os stakeholders em obras do tipo estudado, além de compreender as dificuldades no processo de concepção desses empreendimentos quanto a questões de valor para essas partes envolvidas.

Presidente - 2496157 - DEBORA DE GOIS SANTOS
Interno - 2093438 - LUDMILSON ABRITTA MENDES