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Banca de QUALIFICAÇÃO: SÔNIA MARIA DE AZEVEDO VIANA
01/07/2018 10:12


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SÔNIA MARIA DE AZEVEDO VIANA
DATA: 19/07/2018
HORA: 09:30
LOCAL: UFS
TÍTULO: A invenção das noites pioneiras da Educação Superior em Sergipe: tecendo história e memórias de professores fundadores do curso da Faculdade Pedagogia da Pio Décimo (1976 -1980)
PALAVRAS-CHAVES: Faculdade Pio Décimo. Curso de Pedagogia Noturno. Formação e Atuação Docente. Histórias de vida e Memórias de docentes.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

Esta tese desenvolvida na linha de pesquisa, História, Sociedade e Pensamento Educacional, que integra o Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, posiciona-se no campo da história oral e dos estudos da memória e tem como objetivo compreender através das histórias de vida e narrativas de memória, como se constituiu o processo de formação e atuação de professores fundadores do Curso de Pedagogia na Faculdade Pio Décimo, destacando a a peculiaridade dos procedimentos, saberes e práticas presentes no contexto de criação/desenvolvimento do Curso em turno noturno, no período de 1976 a 1980 Sendo assim, contribui para ampliar o conhecimento sobre a história do ensino superior em Sergipe, analisando no contexto dessa instituição privada, o processo de autorização, formas de contratação dos professores, gestão e organização pedagógica, condições de trabalho e desafios que se constituíram como acontecimentos que marcaram os primórdios do ensino superior noturno em nosso estado. Nesse contexto educativo inédito, supomos que a contratação desses primeiros professores revela a credibilidade pessoal/profissional que esses docentes já alcançavam e que se fazia necessária para legitimar e consolidar um curso ofertado sob novos padrões de organização e funcionamento, o que nos levou a interrogar: - Quem foram, como se formaram e que experiências significativas de vida e trabalho desenvolveram os professores fundadores do Curso de Pedagogia na Faculdade Pio Décimo? Como o Curso se organizou em termos dos elementos vitais (Projeto Pedagógico, Regimento, Proposta Curricular) necessários à sua aprovação e desenvolvimento? - Quais condições foram disponibilizadas para o seu adequado funcionamento? Para responder a esses questionamentos, além das narrativas orais resultantes das entrevistas, estão sendo analisados documentos localizados nos arquivos da instituição, como diários de classe, regimento, editais de vestibular, contrato de professores, matriz curricular, entre outros. Defendemos a tese de que o processo de formação profissional não se consolida apenas como um conjunto organizado de conhecimentos acadêmicos, - mais que isso, - se institui no entrelaçamento das histórias de vida, como patrimônio da memória individual e coletiva, que guarda e atualiza o significado das experiências de formação, sempre abertas a novas interpretações e produção de sentidos, porque não se limitam à temporalidade do já vivido como passado, mas envolve a relação dinâmica passado/presente/futuro, como movimento e criação no decorrer do tempo histórico. Os resultados, ainda parciais, revelam a importância desse processo de rememoração do passado, que oportuniza a releitura dos saberes, procedimentos e práticas apreendidas no contexto das experiências de vida e de formação (individual e coletiva) no âmbito da instituição, como lugar comum de atuação dos entrevistados, instigando novas buscas e promovendo novos sentidos sobre os processos de formação na educação superior em Sergipe.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Interno - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Externo à Instituição - MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS
Externo à Instituição - RONALDO NUNES LINHARES

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