UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Setembro de 2021


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Banca de DEFESA: ADONIS REIS DE MEDEIROS FILHO
28/06/2018 09:01


Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADONIS REIS DE MEDEIROS FILHO
DATA: 02/07/2018
HORA: 08:30
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: MARCAS E SEU POTENCIAL COMO INDICADOR ECONÔMICO
PALAVRAS-CHAVES: Marca; Inovação; PIB; Crescimento econômico; Modelo teórico; Indicador Econômico.
PÁGINAS: 232
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Esta tese investigou os motivos pelos quais as marcas podem, e devem, ser empregadas como um indicador de crescimento econômico. Para tal, utilizou-se de técnicas de revisão sistemática da literatura e análise bibliométrica para apresentar e discutir os conceitos, contextos e aplicações referentes ao uso de marcas como indicadores; revisão da literatura, teórica e empírica, acerca da ligação entre as marcas e a economia, visando associar os estudos existentes e conduzir um encadeamento de ideias, embasadas em dados, argumentos e conclusões, apresentando com um novo olhar e novas possibilidades para esta relação; e analisar dados de pedidos de registro de marcas e sua relação com o PIB, propondo um modelo baseado em dados em painel com efeitos aleatórios englobando os dados que estão disponíveis. Os resultados apontam que, apesar da pouca quantidade de publicações abordando as marcas como um indicador, parte dos documentos foram publicados em periódicos com alto fator de impacto e possuem boa incidência de citações. O que manifesta a relevância e o potencial que possui a pesquisa envolvendo a temática. Tais estudos demonstram sua associação como indicador de novas atividades econômicas e, em especial, como indicador de inovação, com utilização possível para indicar produtos de base tecnológica, inovações não tecnológicas, inovações em serviços, inovações em estágios avançados, inovações do tipo novo para a empresa relacionadas a produtos, atividade inovadora, inovação relacionada a marketing e para a análise quantitativa das atividades de inovação nos serviços. A literatura confere várias propriedades às marcas, dentre elas a de facilitar e melhorar as decisões dos consumidores reduzindo os custos de pesquisa, à medida que criam incentivos para que as empresas mantenham a qualidade dos produtos ou invistam para melhorá-los. Contribuindo para a eficiência econômica e mercados mais competitivos. Pedidos de registro são suficientes para revelar a intenção estratégica de uma empresa, o simples risco concernente à busca de proteção de marcas é um determinante do desempenho geral das economias. Seus dados são amplamente disponibilizados, são de fácil acesso e publicados em um curto período de tempo após seu arquivamento. E a forma de organização e dos dados forma um conjunto homogêneo, evitando problemas metodológicos, especialmente quando relacionados a variáveis macroeconômicas. São positivamente correlacionadas com despesas de P&D, além de serem positivamente e significativamente associadas à inovação. E apresentam conexão com indicadores econômicos e sociais, como renda familiar, salário médio, emprego, PIB e PIB per capita, demonstrando relação estreita com a economia. Os resultados obtidos pelos modelos propostos sugerem que os pedidos de registro de marcas exibem um efeito positivo estatisticamente significativo no PIB e no PIB per capita. O efeito de interação de pedidos de residentes e do PIB per capita é consistentemente negativo em ambos os modelos, sugerindo que as nações com PIB per capita mais baixo estão se beneficiando mais de pedidos de residentes que os países com PIB per capita mais alto, por outro lado, os países com maior PIB per capita beneficiam-se mais de pedidos de marcas de não residentes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 380.837.950-20 - SUZANA LEITAO RUSSO
Interno - 285.033.170-87 - MARIA EMILIA CAMARGO
Interno - 469.525.940-00 - JONAS PEDRO FABRIS
Externo à Instituição - MARIA RITA DE MORAIS CHAVES SANTOS
Externo à Instituição - JOSE AUGUSTO ANDRADE FILHO

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