Banca de QUALIFICAÇÃO: VANUZIA VIEIRA DE ANDRADE
26/06/2018 14:04
O presente projeto tem a finalidade de analisar o gênero memórias literárias através dos relatos de infância de Lév Tolstói, sob a perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), desenvolvida por Bronckart (1999). Buscaremos compreender de que modo as categorias do mundo discursivos definidas na proposta teórica do ISD colaboram para a interpretação e compreensão das memórias literárias em sala de aula. As memórias promovem a narração de fatos da vida de alguém em particular e também revelam o contexto histórico, cultural, psicológico e social através dos mundos discursivos. Tais fenômenos podem ser observados por meio da projeção dos tempos verbais na narrativa. Com a finalidade de compreender os procedimentos enunciativos do memorialista, o projeto demonstra a intenção de descrever os tipos de discursos e os modos enunciativos constitutivos da trilogia Infância, Adolescência e Juventude do escritor russo Lév Tolstói. Serão investigados os desafios que a obra apresenta para se compreender os seus enunciados a partir do reconhecimento das fontes enunciativas que projetam uma relação de tempo e espaço que se rementem para diferentes momentos vividos pelo narrador e representado em suas memórias. Para observar como ocorre o processo de recepção, serão montadas oficinas de leitura sob a forma de sequência didática destinada à turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, localizada no município de Paripiranga-Bahia. Para subsidiar a pesquisa, elegemos como referencial teórico Bakhtin (2016), Bronckart (1999), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011), Weinrich (1968).
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