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Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANABELA MAURÍCIO DE SANTANA
27/06/2018 07:06


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANABELA MAURÍCIO DE SANTANA
DATA: 27/06/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Didática VI, sala 04
TÍTULO: AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO TRABALHO DOCENTE: VOZES MASCULINA E FEMININA NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Ensino médio. Trabalho docente. Gênero. Divisão sexual.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa tem por objetivo analisar sob a perspectiva de gênero, as relações no trabalho docente a partir da experiência de professores/as do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva na cidade de Aracaju/SE, destacando a construção das identidades, o processo de significação e ressignificação da divisão sexual do trabalho na docência. A pesquisa de inspiração histórico-critica pressupõe que todas as atividades humanas são mediadas pela cultura, ou seja, em se tratando de seres humanos não existem fenômenos naturais. Desta forma, as relações de gênero são entendidas como construções sociais, possuem base material, representam o processo da produção dos lugares de poder, hierarquia, diferença que moldam, conformam, instalam e atuam nas identidades de homens e mulheres nos espaços institucionais da sociedade. A opção preferencial recaiu pela metodologia qualitativa para compreender as experiências construídas por docentes, verificar a relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, o vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito. A construção do conhecimento sobre o objeto apoia-se em diferentes fontes de informação: bibliografias, documentos e estatísticas diversas desagregadas por sexo produzidas por institutos de pesquisa. O acesso aos/as respondentes ocorrerá por meio da entrevista semiestruturada com docentes (mulheres e homens) do colégio, espaço por excelência de construção das relações sociais de gênero e da divisão sexual do trabalho. Como resultado da pesquisa, espera-se a desenvolver ações que contribuam para superar muitos binarismos como público e privado, masculino e feminino, corpo e mente, entre outros. Para isso, é necessário implementar mudanças na formação docente, conquanto não se possa perder de vista suas limitações no que tange a esse intento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 426266 - MARIA HELENA SANTANA CRUZ
Interno - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Externo ao Programa - 1702454 - VERA NUBIA SANTOS
Externo à Instituição - ELZA FERREIRA SANTOS
Externo à Instituição - JESANA BATISTA PEREIRA

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