Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA VIRGINIA FONTES SACRAMENTO
26/06/2018 09:44
Este projeto tem como objetivo analisar uma prática de leitura com o gênero diário de ficção humorístico, tendo como objeto de estudo o “Diário de um Banana” de Jeff Kinney. A proposta tem foco na análise da interação existente entre a linguagem verbal e a linguagem não-verbal (imagem) para a construção de sentido do texto; contribuindo assim, para que a competência leitora em textos multimodais. Esse projeto será aplicado em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental II, sob a perspectiva do interacionismo sociodiscursivo (ISD). A experiência pedagógica de leitura terá como suporte o modelo de uma sequência didática apresentado por Joaquim Dolz, Michèle Noverraz e Bernard Schneuwly, tendo como aporte teórico os estudos de Bronckart (1999, 2006), Machado (1998), Bakhtin (1997), Marcuschi (2004-2008), Dolz; Schneuwly (2011) e Cosson (2014). A metodologia adotada será a pesquisa-ação com vista a soluções de problemas de leitura a partir do desenvolvimento de uma sequência de atividades, previamente planejada, nas aulas de Língua Portuguesa com o intuito de levar os alunos a ampliarem suas capacidades de leitura.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10